Moradores de um condomínio em Taquarituba foram surpreendidos com a visita de um tamanduá-bandeira, na tarde desta quinta-feira (11). A espécie está em risco de extinção, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com o corretor de seguros Álvaro Leme, a visita aconteceu por volta das 17h e conquistou os moradores e até mesmo dois cães do filho dele, que observaram o animal de longe.
Nas imagens, é possível ver que, tranquilamente, o animal se alimenta de cupins na área de mata do condomínio.
“Fiquei até escurecer e ele ficou no banquete ainda”, comenta Álvaro.
A Coordenadoria de Meio Ambiente informou que não foi acionada para resgatar o tamanduá. Em caso de encontro de animais silvestres, é acionada a Defesa Civil da cidade e veterinários da coordenadoria da pasta de agricultura e meio ambiente. Após resgatado, o animal é solto em seu habitat.
Caso as equipes identifiquem ferimentos graves, a espécie é encaminhada à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Unesp de Botucatu.
A população de Taquarituba tem relatado o aparecimento de diversos animais silvestres na área urbana do município recentemente. Ao mesmo tempo, uma série de incêndios e queimadas irregulares tem sido registrada na região da cidade.