A parceria entre a Coordenadoria Municipal de Saúde de Taguaí e o Senar–SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural proporcionou recentemente um curso para população das áreas de abrangência das unidades de saúde e para voluntários que cuidam das hortas comunitárias destes locais.
Durante os três dias (23, 24 e 25 de agosto) foram realizados dois cursos de olericultura básica: Instalação da Lavoura e Manejo e Tratos Culturais.
Os cursos foram ministrados pelo instrutor Eduardo Mendoza e ocorreram nas unidades de saúde ESF Hardim dos Ipês e ESF Jardim Primavera.
Os participantes tiveram a oportunidade de receber informações sobre tipos de solo e coleta de amostra, preparação do solo, correção, preparação de substrato para hortaliças, controle de pragas através de repelentes naturais.
Além dos ensinamentos, o curso foi um incentivo para o resgate de hábitos mais saudáveis de alimentação.
No total, três unidades de saúde do município contam com hortas comunitárias, que fornecem alimentos para a população local. A Coordenadoria de Saúde taguaiense agradeceu a parceria com Senar e com o Sindicato Rural.