Foi realizado nesta terça-feira (22) o Dia da Saúde do Homem do Campo, na Casa da Agricultura, com a parceria das coordenadorias da Saúde, Agricultura, Meio ambiente e do Sindicato Rural de Taguaí.
Esta é a segunda ação realizada no local pelo setor de Saúde com objetivo de proporcionar atendimento diferenciado para trabalhares do setor rural, que muitas vezes não realizam a prevenção. “Muitos homens deixam para buscar ajuda médica apenas quando já estão sofrendo com doenças que poderiam ser evitadas, como hipertensão, diabetes obesidade”, informou a prefeitura taguaiense.
Em alusão ao novembro azul, essa ação teve como foco principal os homens. Foram realizados diversos atendimentos em saúde; atendimento odontológico, atendimento de enfermagem, realização de teste rápido de HIV, hepatites e covid-19 para sintomáticos respiratórios, solicitação e coleta de exame laboratorial (PSA), atualização de vacinas antitetânicas, além de palestra e orientação individual realizada pelo médico da ESF Jardim Yves, Dr. Ricardo Cunha, que abordou tema sobre a importância da prevenção e cuidados de rotina na saúde do homem.
Durante a tarde, houve importante procura para atendimentos, muitos homens foram diagnosticados com hipertensão, alterações de saúde bucal e vacinação em atraso.
Todos que apresentaram alterações foram agendados para seguimento no setor da saúde.
O Sindicato Rural ofereceu um lanche da tarde para todos que procuraram por atendimento.
O objetivo da Coordenadoria de Saúde é realizar mais eventos como esse. A prefeitura agradeceu a todos os profissionais que não mediram esforços para realização do evento, aos funcionários da Casa da Agricultura, da Saúde e ao Sindicato Rural de Taguaí.