Durante a semana passada, a prefeitura de Taguaí, através das Coordenadorias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura, Meio Ambiente e Obras, articularam diversas ações de combate ao criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikunguya.
“A responsabilidade no combate à dengue é intersetorial, e nesse momento precisamos unir forças para eliminar todos os criadouros”, enfatizou o prefeito Edinho Fundão (PSDB).
O munícipio passa por um aumento de casos de dengue, e o apoio e participação ativa da população também é fundamental, segundo a administração. “Esse é um momento de união entre poder público e população”, disse.
Ações em Taguaí
As atividades tiveram início com a limpeza de terrenos, que estão sendo realizadas pelo setor de Obras, Agricultura e Meio Ambiente.
As unidades de saúde realizaram diversas orientações em salas de espera para instruir a população enquanto aguardam atendimento médico.
Um dos temas abordados foi o aumento nos casos de dengue no município, através dos agentes comunitários e de endemias, onde os pacientes puderam receber orientações sobre prevenção e controle da Dengue. Além disso, foram instruídos sobre sinais e sintomas, importância do uso de repelentes, cuidados com plantas, descarte de lixo e quintal. Os agentes também explicaram aos pacientes os riscos da automedicação e os cuidados que devem ser tomados.
As coordenadorias também organizaram um grande evento “Unidos contra dengue” onde todas as crianças da educação infantil e do ensino fundamental tiveram a oportunidade de comparecer, e através de um circuito identificaram possíveis locais de criadouros do mosquito.
Durante o evento, as crianças contaram com orientações dos agentes comunitários de saúde e endemias, da profissional IEC Claudneia, do coordenador do Meio Ambiente Giliard e dos professores da rede municipal.
“Sabemos que todas as campanhas alcançam maior engajamento quando envolve a comunidade escolar, as crianças aprendem e multiplicam rapidamente as informações, são nossos aliados no combate à dengue” destacou a coordenadora da educação Lenita.
As crianças receberam adesivos com a logo do “agente mirim”, reforçando assim a responsabilidade de cada um, que ao chegar em casa deve inspecionar seu quintal, junto a um responsável, buscando eliminar locais que podem se tornar criadouros.
Dia D no estado
As ações também fazem parte do Dia D Contra a Dengue, promovido pelo estado de São Paulo. Realizada nesta sexta-feira (1º), a ação teve como objetivo aproveitar o dia letivo para atuar em conjunto com outros setores municipais para mobilização de prevenção a dengue.
“Combater os focos de dengue é hoje uma prioridade, essa ação conjunta da prefeitura, parceiros e a população serão fundamentais para que os resultados aconteçam de forma positiva e os números de casos diminuam cada vez mais”, disse a coordenadora de Saúde Renata.