Na manhã da última sexta-feira (13), o prefeito Edinho Fundão (Republicanos) recebeu do governador João Doria (PSDB) o certificado de Taguaí como finalista do prêmio Cases Inovadores 2021 na área da educação, parte do programa estadual Parcerias Municipais.
A ação, desenvolvida pelo Governo do Estado de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, tem o objetivo de incentivar e reconhecer iniciativas transformadoras implantadas pelos municípios em áreas prioritárias como Educação, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico.
Acompanharam o prefeito na premiação a coordenadora da Educação Lenita Romano, a supervisora Kelcilene Mendes e as diretoras Renata Manesco, Letícia dos Santos e Carla Gobbo.
O que deu o destaque para Taguaí foi o projeto Aluno Bom de Escola que concorreu na categoria “Alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I”.
Promovido para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e seus familiares, o projeto estimula estudantes a superar dificuldades emocionais e comportamentais, mediante critérios estipulados pela Coordenadoria Municipal de Educação. Os prêmios são distribuídos em cerimônia que envolve toda a comunidade escolar e autoridades.
Para a equipe avaliadora do Parcerias Municipais, o projeto se destaca pelos seguintes fatores: inovação, Por envolver as famílias e trabalhar competências para além de exames e notas; replicabilidade, prática com alto poder de replicação entre municípios de pequeno porte; potencial de impacto, estimula o maior envolvimento das famílias, fator que contribui para o aprendizado.
“Isso é um reconhecimento de nossas ações em levar a o aprendizado dos alunos além da escola, mas também envolver a família em sua formação e trabalhar suas questões emocionais. Agradeço a toda nossa equipe da educação e ao prefeito Edinho pela confiança em nosso trabalho”, afirmou Lenita Romano, coordenadora da educação.
No ano passado, Taguaí foi contemplada no Parcerias Municipais pela redução da mortalidade infantil e materna. Na ocasião, os municípios de Cerquilho e Tatuí também foram homenageados, o primeiro por melhorar o acesso à creche e o segundo pela redução de óbitos prematuros por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).