A cidade de Taguaí determinou a suspensão da proibição da venda de bebidas alcoólicas justamente nos dias de maior movimentação neste feriado de Páscoa, após decisão da Justiça. A medida está valendo nesta sexta (2) até o próximo domingo (4).
Também está autorizada a abertura do comércio considerado essencial na cidade neste mesmo período, com base em uma decisão da Justiça após petição da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Taguaí (Aciat). Na decisão, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) entende “não haver comprovação técnico-científica de que a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas e o fechamento do comércio essencial tenha efeito direto contra a propagação do vírus”.
Desta forma, os artigos 3º e 4º do decreto municipal de número 24, que se referiam a essas determinações, estão suspensos neste fim de semana.
Recentemente, a cidade de Avaré determinou por meio de uma lei que o comércio voltasse a funcionar na cidade. Entretanto, a Justiça indeferiu a liminar que previa a reabertura desses estabelecimentos. A prefeitura local afirmou que irá recorrer.
No último dia 27, Taguaí havia anunciado medidas mais restritas para evitar a disseminação da covid-19 no município. Além da proibição da venda de bebida e do funcionamento de atividades comerciais, também foi banida a locação de imóveis, ranchos, casas e congêneres neste mesmo período.
O prefeito do município taguaiense, Jair Carniato (PTB), foi transferido nesta manhã desta quinta-feira (1º) para um hospital particular na cidade paranaense de Londrina. Ele estava internado desde segunda-feira (29) na Santa Casa de Taguaí em decorrência da covid-19. Sua esposa também foi infectada com o vírus, mas recuperou-se sem a necessidade de internação.