A Prefeitura Municipal de Taguaí divulgou nesta semana ter realizado o primeiro inquérito epidemiológico da covid-19 no município. O inquérito consiste na aplicação da testagem diagnóstica do vírus e tem o objetivo de oferecer subsídios para os serviços de saúde definirem estratégias para identificar a extensão da transmissão da doença em determinadas populações ou grupos populacionais, por meio de resposta imunológica.
A equipe do setor de Saúde realizou os testes em pessoas assintomáticas, em diversos pontos comerciais e industriais, através de sorteio, e em profissionais do setor da educação e em servidores municipais.
Ao todo, nesse primeiro momento, foram realizados 425 testes rápidos para IgM e IgG, sendo 43 positivos. Desses, a maioria apresentou anticorpo IgG, ou seja, pessoas que já tiveram contato com vírus em algum momento, não apresentaram sintomas e já se encontram sem risco de transmissão.
O prefeito Edinho Fundão (Republicanos) esteve acompanhando alguns momentos da testagem e destacou que outros estudos serão realizados com a população, sempre por meio de sorteios ou escolha de grupos específicos.
“Dessa forma, conseguiremos avaliar através dos resultados a taxa de transmissão e se nossas ações têm sido efetivas no diagnóstico precoce da doença”, afirmou o prefeito, que também parabenizou as equipes de Saúde.
De acordo com o boletim epidemiológico mais recente na cidade de Taguaí, 33 pessoas estão em isolamento social no momento (com o vírus ativo no organismo), além de quatro pacientes hospitalizados. A cidade registrou até o momento 23 óbitos em decorrência da covid-19.