O município de Taguaí conquistou o Selo de Qualidade da Atenção Primária à Saúde, informou a administração municipal nesta quinta-feira (1º). O selo de certificação foi lançado pelo Ministério da Saúde como forma de fortalecer, estimular e promover a atenção primária à Saúde no Brasil. Dos 5.570 municípios do território brasileiro, apenas 225 foram certificados.
A certificação está relacionada estrategicamente às diretrizes do Ministério da Saúde para melhoria da qualidade da atenção primária oferecida e dispensada no território. Os critérios utilizados foram os indicadores de pagamento por desempenho do Programa Previne Brasil:
• Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas;
• Atendimento odontológico na gestação;
• Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;
• Cobertura de exame citopatológico;
• Vacina contra a poliomielite inativada e a pentavalente;
• Acompanhamento de pessoas hipertensas;
• Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
O Ministério da Saúde encaminhará a certificação aos gestores que atingiram bons resultados e que apresentaram, no 3º quadrimestre de 2020, notas nos indicadores de desempenho do Previne Brasil acima de 7.
A certificação é um reconhecimento do trabalho gestores e profissionais de saúde que, mesmo em um cenário de grandes dificuldades, têm trabalhado na melhoria do acesso da população e da assistência nas unidades básicas de saúde, reforçando o papel da APS como porta de entrada do SUS.
O prefeito Edinho Fundão (Republicanos) parabeniza o esforço de todos os profissionais de saúde da Atenção Básica que realizam um trabalho de excelência, “ressaltamos nossa admiração e respeito por todos aqueles que fazem de suas vidas um instrumento de cuidado e amor ao próximo”.