Palestra de conscientização da campanha Outubro Rosa em Taguaí. (Foto: Divulgação)
Palestra de conscientização da campanha Outubro Rosa em Taguaí. (Foto: Divulgação)


Durante todo o mês de outubro, a prefeitura de Taguaí, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, promoveu diversas atividades voltadas à conscientização e ao combate do câncer de mama e colo do útero em alusão à campanha Outubro Rosa. Entre as ações, palestras, rodas de conversa, atendimentos médicos, de enfermagem e também odontológicos.

A programação especial reforçou a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados preventivos contra dois tipos de câncer que ainda afetam milhares de mulheres no Brasil, e o resultados foram considerados bons pelos responsáveis pelo setor.

As palestras foram realizadas por profissionais da saúde e contou também com a participação especial da paciente Jéssica de Vechi Lima, que esteve em duas unidades de saúde compartilhando com as mulheres sua história de luta e superação do câncer de mama, conscientizando sobre a importância da prevenção.

PUBLICIDADE

“A cada ano, alcançamos melhores resultados com as campanhas preventivas”, explicou a coordenadora de Saúde, Renata Bergamo Pires. “Estamos fechando o mês com 601 coletas de exames Papanicolau e 161 agendamentos de exame de mamografia, esse trabalho é resultado do empenho e dedicação de todas as equipes de saúde do município”.

Segundo o setor de Saúde taguaiense, a cada ano os resultados têm melhorado. (Foto: Divulgação)
Segundo o setor de Saúde taguaiense, a cada ano os resultados têm melhorado. (Foto: Divulgação)

Novembro Azul

Com a chegada do novo mês, as equipes já deram início à campanha Novembro Azul, com programação para população masculina com foco no combate ao câncer de próstata. Todos os homens acima de 40 anos que ainda não realizaram o exame de PSA neste ano devem procurar a unidade de saúde mais próxima.

PUBLICIDADE

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

“Também lembramos que a campanha do Novembro Azul visa promover a saúde integral do homem, com ações de atendimentos com profissional médico, enfermagem, dentista, realização de exames de rotina e teste rápido”, concluiu a coordenadora.

PUBLICIDADE