População deve ficar atenta a alertas da Defesa Civil por SMS e redes sociais. (Foto: Pixabay)
População deve ficar atenta a alertas da Defesa Civil por SMS e redes sociais. (Foto: Pixabay)


A região Sudeste poderá enfrentar chuvas fortes, com possibilidade de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra nos próximos dias da semana. O alerta é da Defesa Civil Nacional, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Foram emitidos avisos meteorológicos de perigo (laranja) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro neste final de semana. Entretanto, até quarta-feira (9) o sol deverá ser predominante em algumas áreas do interior.

“É importante que a população fique atenta e acompanhe a difusão de outras informações nas redes sociais e pelos alertas enviados por SMS. É importante procurar orientações nas defesas civis municipais e estaduais, que precisam ter um planejamento para as ocorrências de chuvas fortes”, afirmou o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

PUBLICIDADE

Segundo o Inmet, haverá atuação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – quando uma faixa de nuvens fica praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas, na mesma área, por, pelo menos, quatro dias. Desta vez, a zona ficará sobre o estado de Minas Gerais e também terá reflexos em partes do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Área pertencente ao alerta amarelo do Inmet. (Foto: Reprodução/Inmet)

Sudoeste de SP

O Inmet publicou aviso meteorológico amarelo (perigo potencial) nesta segunda-feira (7) para chuvas de até 50 mm por dia, ventos intensos (de 40 a 60 km/h) e risco de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e descargas elétricas em uma área que vai desde os estados da região Centro-Oeste até o litoral paulista.

PUBLICIDADE

No sudoeste de São Paulo, a área que está em alerta vai até as cidades de Piraju e Itaí. Mais ao sudoeste, porém, municípios como Taquarituba, Coronel Macedo, Taguaí, Fartura, Tejupá, Sarutaiá e Timburi não fazem parte do aviso e deverão registrar clima mais ameno, com predominância de sol até metade da semana.

Cuidados

A Defesa Civil Nacional alerta para a tomada de cuidados que podem ajudar a reduzir danos materiais e preservar vidas em caso de chuvas intensas. Uma delas é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou similar, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

PUBLICIDADE

Caso haja uma situação de grande perigo confirmada, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre. Além disso, em ocasiões de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores por conta do risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Para mais informações, procurar a Defesa Civil local por meio do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As informações detalhadas sobre os locais com maiores riscos climáticos podem ser acessadas na página do ministério.