O celular está do nosso lado o dia todo, muitas vezes até quando estamos dormindo. No entanto, há momentos em que acabamos utilizando o aparelho de forma errada, sem o cuidado necessário, prejudicando a sua vida útil.
Pensando nisso, trazemos aqui em parceria com a Maycon Freitas Assistência Técnica os problemas mais comuns recebidos pelos técnicos e como você pode evitá-los, ou até o que fazer em caso de algum acidente. Confira:
Aparelho molhado
Como todos sabem, celular não foi feito pra ter contato com a água. Mesmo os aparelhos que são vendidos com resistência à água (IP 68) possuem restrição de tempo de imersão e profundidade. Sem contar que as vedações ressecam com o tempo e a garantia contra água dura até um determinado período.
Já para os celulares comuns, que não possuem este recurso, deve-se evitar ao máximo o contato com umidade e vapor; como ouvir música no banho, deixar próximo a panelas enquanto cozinha ou até mesmo deixar no bolso enquanto pratica algum esporte.
Caso, por algum acidente, venha a cair na água, desligue o aparelho imediatamente e leve para uma assistência técnica. Se não tiver acesso a uma ou não for horário comercial, você pode até deixar no arroz, mas não é isso que vai salvar o aparelho. Deve ser feito o “banho químico” para se obter o resultado desejado.
É importante ressaltar que, em nenhuma hipótese, tente ligá-lo por curiosidade, pois é justamente neste ato que, provavelmente, você vai acabar de comprometer o seu aparelho, através de curto circuito causado pela água em contato com a placa.
Lembrando que, na Maycon Freitas Assistência Técnica, só haverá cobrança se houver líquido ou oxidação dentro, e se o celular for recuperado. Ou seja, não entrou água, você não vai gastar nada – então não há desculpas para você ficar arriscando.
Trinca do LCD por torção
O LCD é o componente que emite a imagem, ou seja, o vidro pode estar intacto, mas pode aparecer tudo apagado ou com listras. Uma das causas deste defeito é a torção do aparelho, necessitando a troca da frontal toda.
Para evitar esta situação, não deixe o celular em bolsos apertados, principalmente durante movimentos bruscos, como subir numa moto, sentar ou se agachar. Também evitar deixar na bolsa com muitos itens que possam pressionar o aparelho.
Trinca ou quebra do vidro
O vidro é quem protege a imagem e muitas vezes também é responsável pelo toque (touch). Neste caso, a dica é evitar deixar chaves no bolso junto com o celular ou deixar com materiais metálicos em bolsas.
Nunca deixe seu celular sem película e capinha, pois estes acessórios protegem a tela e a carcaça de forma significativa. Na Maycon Freitas assistência já apareceram casos de aparelhos que foram sujeitos a quedas e pancadas, porém a película e a capinha protegeram de forma surpreendente. Claro que há casos onde, mesmo com esses acessórios, ainda ocorrem danos, porém é fato que, com o uso deles, as chances de quebrar serão muito menores. E, claro, evite impactos em geral.
Manchas na tela
Uma das maiores causas de manchas na tela do aparelho é a exposição ao sol, como por exemplo deixar no painel do carro por um longo tempo. Além disso, a sua tela pode vir a descolar devido ao calor excessivo.
Outro fator que pode vir a danificar a tela por um ato ingênuo é a limpeza incorreta do aparelho. Aconselha-se a utilizar apenas álcool e nunca despejado diretamente na tela do celular, mas sim num pano estilo microfibra e depois, sim, passado na tela para limpar. Multiusos não são indicados para este tipo de limpeza.
Bateria estufada ou viciada
Exposição ao sol também pode alterar o funcionamento da sua bateria, ou então qualquer exposição a altas temperaturas. Um outro exemplo de superaquecimento é utilizar o celular enquanto carrega.
Além disso, deixar zerar a bateria não faz bem pra saúde dela, uma vez que vai perdendo os ciclos de vida.
Se possível, busque evitar deixar todos os dias carregando a noite toda, principalmente se for um carregador turbo, pois isso pode danificar o controle de carregamento e viciar a bateria.
Por fim, evite carregadores baratos, pois podem enviar uma carga diferente da qual seu celular foi fabricado para suportar, com riscos até de explosões.
Conector quebrado
Repete-se nas assistências a recomendação de evitar usar carregando, pois força o conector. Além disso, deve-se colocar e tirar o cabo do carregador de forma delicada, sempre utilizando as duas mãos. O conector é uma das partes mais sensíveis do seu celular.
Percebeu que o cabo não está conectando da maneira correta? Pode ser sujeira. Leve para um especialista. Na Assistência Maycon Freitas, não há cobrança para limpeza simples externa, e ela pode salvar a vida do seu celular.
Vírus, propagandas e programas perigosos
Evite entrar em sites não seguros ou instalar aplicativos não confiáveis, fora da Apple Store ou Play Store. Estes aplicativos podem mudar a configuração do seu aparelho e, dependendo do caso, você pode chegar a perder a garantia, uma vez que é considerado um mau uso.
Nunca clique para instalar aplicativos antivírus gratuitos em sites suspeitos, pois podem trazer ainda mais propagandas. Se quer um antivírus, busque por alguma empresa conhecida e que tenha boas recomendações de outros usuários.
Não deixar o celular de trabalho para crianças instalarem seus joguinhos também é necessário. Além dos vírus, tem o risco de quebra do aparelho por algum descuido. Considere um celular só para jogos da criançada e outro, só seu, para o trabalho.
Em caso de dúvidas, a Maycon Freitas Assistência Técnica fica na Rua Barão do Rio Branco, 229, Centro de Fartura e pode ser encontrada nas redes sociais.
* Conteúdo produzido em parceria com a Maycon Freitas Assistência Técnica.