O município de Piraju registrou mais uma morte provocada pela dengue, a sétima desde o início de 2024. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5), pelo Setor de Vigilância em Saúde, e replicada pelo Expresso Piraju.
De acordo com o órgão, a paciente tinha 55 anos e pertencia à região do ESF São José. De todos os óbitos registrados até o momento, esse é o primeiro caso envolvendo alguém com menos de 60 anos.
Segundo o boletim epidemiológico, o município possui 181 casos ativos da doença. Ao todo, três pessoas estão internadas. Os casos suspeitos, que dependem de resultado de exame, somam 149.
Ainda segundo o SVS, o Instituto Adolfo Lutz emitiu resultado negativo na sorologia do homem de 59 anos, atendido pelo ESF Teto, que apresentou sintomas de dengue.
Desde o início do ano até hoje, 1.761 casos positivos de dengue foram registrados pela área da saúde no município pirajuense.
O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Veja quais são os principais sintomas da dengue:
- Febre;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.