Em uma iniciativa inédita e investimento de mais de R$ 1,32 milhão, o Governo de São Paulo inaugurou no último domingo (17) as estruturas náuticas de uso público no município de Timburi, às margens do Rio Paranapanema.
Segundo a administração municipal, a procura por ambientes abertos e pelo contato com a natureza elevou a procura dos turistas a fazerem a locação de barcos, lanchas e motos aquáticas, de acordo com dados da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar).
A partir de agora, quem visita o Camping Municipal do Redondo terá à disposição píeres flutuantes, passarelas e sistemas de ancoragem, permitindo o embarque seguro e a parada de barcos, lanchas e motos aquáticas; além da prática de atividades como windsurf, caiaque e stand up paddle.
O turismo náutico cresceu no Brasil e no mundo nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. “O estado de SP tem um dos maiores potenciais para o turismo náutico do continente. São 4.200 km de rios navegáveis e mais de 50 grandes reservatórios, além de 880 km de costa marítima. Ao classificar as estruturas náuticas como infraestruturas de interesse público, o governo induz o desenvolvimento de toda a cadeia, com amplo impacto socioeconômico como acontecerá em Timburi”, relatou o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena.
O prefeito Silvinho Polo (MDB) expressou sua gratidão e otimismo pelas estruturas no camping. “Este é um momento histórico para Timburi. As novas estruturas náuticas são um testemunho do compromisso do governo do estado com o desenvolvimento regional. Estamos profundamente agradecidos por este investimento que, sem dúvida, impulsionará o turismo e beneficiará nossa economia”, menciona Polo.
A inauguração ocorreu às 10h30, no Camping Redondo, com a presença do secretário Roberto de Lucena e as autoridades do município.
Timburi sediou no final de semana o 17º Campeonato de Pesca Embarcada, que reúne pescadores de vários estados competindo pela maior corvina em quilos nas águas do Rio Paranapanema.