Objetivo do encontro foi dar o primeiro passo para a criação de um núcleo de ovinocultores, além de oferecer capacitação técnica. (Foto: Divulgação)
Objetivo do encontro foi dar o primeiro passo para a criação de um núcleo de ovinocultores, além de oferecer capacitação técnica. (Foto: Divulgação)


O Sebrae-SP participou na última quinta-feira (27) do Encontro de Ovinocultura, realizado na AFUP (Associação dos Funcionários Públicos Municipais), em Taquarituba, idealizado e promovido pela Coordenadoria de Agricultura e Abastecimento de Taquarituba. O evento também contou com a participação de instituições de renome no segmento, como a Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO) e o Sistema Intensivo de Produção de Ovinos e Caprinos (SIPOC), da ESALQ/USP.

O encontro teve a apresentação de palestras sobre o tema e reuniu cerca de 150 pessoas, entre ovinocultores e produtores rurais interessados na atividade. O objetivo era apresentar conteúdo técnico sobre o assunto, para montar um núcleo local de ovinocultores filiado à ASPACO, e iniciar um Projeto Especial desenvolvido pelo Sebrae-SP, com o apoio da Prefeitura e parceiros.

Os temas abordados foram os sistemas de produção na ovinocultura; produção de cordeiros precoces em confinamento; e a atuação da ASPACO no setor. Natalia Mitiko, consultora de negócios do Sebrae-SP, foi uma das palestrantes e falou sobre o associativismo rural e o papel do Sebrae-SP.

PUBLICIDADE

“De lá, saíram 17 produtores interessados em participar do projeto de ovinocultura. A próxima etapa é reuni-los para tratar sobre a formalização do núcleo. O Sebrae-SP entrará com uma trilha de soluções que fortaleça a gestão das propriedades e a atividade da ovinocultura como um todo, com ALI Rural, consultorias e cursos”, explicou Natalia.

Para Valdemar Edison Dognani, técnico em agropecuária da Coordenadoria de Agricultura e Abastecimento de Taquarituba, o encontro foi muito positivo. “O pessoal estava bastante interessado e gostou do conteúdo que foi apresentado. Neste primeiro momento pós-evento, vamos contatar os interessados em participar do núcleo e visitar mais algumas propriedades. Entre 45 e 60 dias, já teremos um grupo de associados para dar andamento a este projeto”, afirmou.

PUBLICIDADE

Produtores interessados em participar do núcleo de ovinocultura de Taquarituba podem procurar a Coordenadoria de Agricultura e Abastecimento do município, no telefone (14) 3762-1475.

O encontro reuniu mais cerca de 150 pessoas. (Foto: Divulgação)
O encontro reuniu cerca de 150 pessoas, segundo os organizadores. (Foto: Divulgação)