O boletim epidemiológico desta segunda-feira (10) em Taquarituba, divulgado pela administração municipal nas redes sociais no fim desta manhã, informou o terceiro óbito causado por complicações da covid-19 no município.
Assim como as outras duas pessoas que não resistiam à doença, o paciente que faleceu na última madrugada era idoso, apresentava comorbidades, e estava internado em outra cidade. A coordenadora de Saúde, Natali Fonseca, pediu atenção por parte dos mais jovens em relação às medidas de prevenção e distanciamento dentro de casa.
“[Ser idoso] prejudica muito mais o quadro quando a pessoa é infectada. A faixa etária que está mais contaminada são os jovens entre 20 a 49 anos, mas a letalidade maior é acima de 60. [Faleceram] duas pessoas com 68 anos e uma com 86. A gente pede que as pessoas mais jovens, ao ter contato com seus pais e avós, tenham mais cuidados. A gente sabe que muitos moram juntos e têm q sair pro trabalho, mas mantenham as medidas de higiene dentro de casa”, alertou Natali.
O prefeito Bola (PSDB) também pediu cautela em relação aos mais velhos. “Pessoas que nos assistem, tomem cuidado. Porque são as pessoas de idade mais avançada que foram vítimas da ação da covid-19. Peço às pessoas que observem os idosos e mantenham um distanciamento seguro”, afirmou.
Após um mês de julho no qual foram somados quase 50 casos positivos em Taquarituba, a região do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru registrou uma queda no número de óbitos, segundo a coordenadora, cenário que também deverá ocorrer na cidade.
De acordo com os números oficias mais recentes, há no total 73 casos positivos de covid-19 em moradores de Taquarituba. Desses, 64 já se recuperaram e dois estão internados, além dos três óbitos. Há ainda 38 pessoas em monitoramento e 28 aguardando resultado de exame.