O salão nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital paulista, sediou na semana passada a cerimônia de entrega do Prêmio Josué de Castro, premiação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), com o propósito de valorizar iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.
Taguaí recebeu certificado pela quarta colocação no estado de São Paulo na categoria destinada ao melhor programa ou projeto de política pública com o trabalho “Horta Comunitária: Intersetorialidade como ferramenta de inclusão e qualidade de vida”.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Giovana Cadamuro Rocha de Andrade, o município taguaiense conta hoje com três hortas comunitárias localizadas nas unidades de saúde da ESF Vila Clementina, ESF Jardim Ypes e ESF Jardim Primavera, que possuem uma variedade de mais de 40 espécies de hortaliças e plantas medicinais, que são distribuídas gratuitamente para população da área de abrangência das unidades de saúde, especialmente para famílias de maior vulnerabilidade social.
Participaram da solenidade o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Silva Filizzola, e o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Alves Fernandes. Representando o município de Taguaí estiveram presentes o prefeito Edinho Fundão (PSDB), a coordenadora municipal de Saúde Renata Bérgamo Pires, a coordenadora da Atenção Básica Giovana Cadamuro Rocha de Andrade e as enfermeiras gerentes de unidade Fabíola Corral e Isadora Barbosa Uliana.
O prefeito Edinho parabenizou todas as equipes de saúde que se dedicam nos cuidados com as hortas comunitárias nas unidades.
“As hortas são locais de promoção de saúde, valorização da alimentação saudável e socialização entre os profissionais de saúde e a comunidade”, destacou.
Ele também agradeceu, especialmente, o trabalho dos parceiros e voluntários senhor Alfredo de Mello (ESF Jardim Primavera), senhor José Pereira de Lima (ESF Vila Clementina) e senhor Adir de Souza (ESF JardimYpes), que diariamente cuidam desses espaços com tanta dedicação prestando um importante trabalho para a comunidade.