O município de Sarutaiá organizou nesta terça-feira (24) a VII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu das 13h30 às 17 horas, no prédio do Departamento da Assistência Social, e contou com a assistente social e mestre em psicologia social Maria Aparecida Finotti Oliveira.
Servidores e cidadãos participaram ativamente das discussões voltadas ao setor social, que abordaram temas como “Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”. O vice-prefeito Sérgio Ferrazzi (Solidariedade) também esteve na conferência municipal.
Os temas abordados foram: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades (eixo 1); Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais (eixo 2); Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários (eixo 3); Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social (eixo 4) e Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências (eixo 5).
As propostas serão encaminhadas ao Governo do Estado de SP, ao Conselho Estadual de Assistência Social e à Secretaria de Estado do Trabalho Assistência e Desenvolvimento Social para deliberação na Conferência Estadual, que será realizada nos dias 20 e 21 de outubro. Já a etapa nacional será em formato virtual, nos dias 7 a 10 de dezembro de 2021.