Barreira sanitária na principal entrada da cidade. (Foto: COMUNIC)
Barreira sanitária na principal entrada da cidade. (Foto: COMUNIC)

A Prefeitura Municipal de Sarutaiá, com objetivo de ampliar as ações de combate à pandemia do novo coronavírus, irá desenvolver a partir desta segunda-feira (3) ações de monitoramento nos bairros da cidade para mapear se há casos assintomáticos e com sintomas da doença. Para isso, a equipe da saúde irá visitar as casas dos moradores e realizar triagem. Nas últimas semanas, houve aumento no registro de casos positivos da covid-19 no município.

“Planejamos esta iniciativa junto com o departamento de saúde, para que possamos monitorar e saber o avanço da doença na cidade e evitar a propagação de casos”, relata o prefeito Isnar Freschi (PTB).

Segundo a administração, a barreira sanitária vai permanecer na principal entrada da cidade e os funcionários irão medir a temperatura dos condutores e ocupantes dos veículos, bem como anotar as pessoas que deverão permanecer em Sarutaiá. Recentemente, a prefeitura contratou dois enfermeiros para atuar na linha de frente contra o coronavírus no município. Eles estão atuando na Unidade Básica de Saúde Rita de Lourdes Rinaldi.

PUBLICIDADE

“Os dois enfermeiros são muito capacitados e, junto com a nossa equipe, têm desenvolvido um excelente trabalho na unidade. Eles estão fazendo os testes nas pessoas que apresentam sintomas da doença e monitorando os casos gripais. É uma forma adotada para acompanhar os pacientes e verificar se os sintomas são da covid-19”, afirmou a diretora da saúde Nani Mattos.

Desta forma, a Prefeitura Municipal de Sarutaiá afirma que tem adotado medidas que condizem com sua realidade atual, de forma a não desorganizar os sistemas públicos de atendimento, garantindo segurança no atendimento à população. Foram adquiridos materiais de proteção para o atendimento nas unidades de saúde. Desde o início da pandemia, foi criado um Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus. Ainda foi adotado o sistema de divulgação da situação da doença no município com a veiculação de boletins epidemiológicos nos canais oficiais do município e enviou aos veículos de comunicação. Também foram implantados faixas e banners informativos, para conscientizar a população, campanhas de porta a porta nas residências de Sarutaiá, com panfletagens de material informativo da doença, além das visitas nos estabelecimentos comerciais e aferições das temperaturas nos locais de aglomerações de pessoas.

PUBLICIDADE

“Estamos fazendo a nossa parte, porém esperamos que os moradores também nos ajudem, no sentido seguirem as recomendações para evitar o contágio da covid-19. As pessoas devem evitar os ambientes de aglomerações, manter o distanciamento social, higienização principalmente das mãos são fundamentais e claro utilizar a máscara de forma correta seja ao sair de casa, como no ambiente de trabalho”, afirmou Nani Mattos, antes de agradecer o apoio que tem recebido da administração municipal.

Até a manhã desta segunda-feira (3), a atualização mais recente na cidade de Sarutaiá era referente ao dia 30 de junho, quando o município possuía um total de 47 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia – 14 em isolamento domiciliar, duas pessoas internadas, 29 recuperados e dois óbitos.

PUBLICIDADE
https://www.facebook.com/prefeituradesarutaia/posts/745262626290451