O prefeito de Sarutaiá, Isnar Freschi (PTB). (Foto: Divulgação)
O prefeito de Sarutaiá, Isnar Freschi (PTB). (Foto: Divulgação)


Nesta terça-feira (8), o prefeito de Sarutaiá, Isnar Freschi Soares (PTB), reuniu-se com os membros do Comitê da Covid-19 para planejar ações mais restritas, com objetivo de evitar aglomerações e, assim, diminuir os casos da doença no município.

A partir de então, passou a vigorar um decreto em que fica excepcionalmente autorizada, em todo território da cidade, a retomada gradual de 30% do atendimento presencial ao público, nas igrejas e no comércio.

Por outro lado, fica proibido o consumo local nos bares, restaurantes, padarias, mercearias, trailers, sorveteria, jogos de sinuca e congêneres, estabelecidos no Plano São Paulo, ficando autorizado a venda de bebidas e alimentos embalados para viagem, somente por drive thru e delivery, sendo obrigatório o fechamento das 18 horas às 6 horas;

PUBLICIDADE

O consumo de bebidas alcóolicas em praças, ruas, ou qualquer outro espaço público também está proibido, assim como a realização de festas, jogos de futebol nas praças esportivas do município e encontros sociais que possam gerar aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados.

É obrigatório o uso de máscaras para proteção das vias respiratórias (boca e nariz) em estabelecimentos comerciais, industriais, serviços essenciais, prédios e locais públicos e no transporte de passageiros.

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde, por decisão de seu Secretário, está autorizada a determinar medidas de isolamento domiciliar às pessoas diagnosticadas com a covid-19, pelo período e condições cabíveis, tendo em vista os interesses da saúde coletiva.

O descumprimento das proibições e o não atendimento às obrigações impostas para a quarentena de que tratam o decreto poderão resultar em advertência, imposição de multa, interdição e cassação do alvará, além da aplicação de medidas cíveis e criminais cabíveis, nos termos da legislação vigente.

PUBLICIDADE

Casos de covid-19 em Sarutaiá

Em menos de duas semanas, os casos em Sarutaiá subiram significativamente. No dia 28 de maio, o setor de Saúde monitorava somente 37 pessoas com o vírus ativo no organismo. Esse número subiu para 95, no último dia 4, e para 119 nesta terça-feira (8).

Há atualmente sete pacientes do município internados na cidade de Piraju, além de 33 suspeitos aguardando resultado de exame. Desde o início da pandemia, sete sarutaienses perderam a vida para o novo coronavírus.

Boletim epidemiológico desta terça (8) em Sarutaiá. (Foto: Divulgação)