Interdição do Leônidas Camarinha foi um dos motivos da desistência. (Foto: Divulgação)
Interdição do Leônidas Camarinha foi um dos motivos da desistência. (Foto: Divulgação)


A Associação Esportiva Santacruzense, de Santa Cruz do Rio Pardo, não vai a campo nas duas últimas rodadas da primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2023, equivalente ao quarto escalão do futebol estadual.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou que o clube enviou ofício desistindo oficialmente da competição.

Já sem chances de classificação para a segunda etapa, com péssima campanha (é o clube que tem, atualmente, a pior série sem vitória do futebol paulista) e com problemas para mandar as partidas no Estádio Leônidas Camarinha, que está interditado por conta das condições do campo, a agremiação resolveu não ir a campo nas duas últimas rodadas.

PUBLICIDADE

Com isto, o Vocem, que jogaria contra a Santacruzensno próximo domingo (18), em jogo que estava marcado para o Estádio Bentro de Abreu Sampaio Vidal, em Marília, com mando da AES, além do Fernandópolis, que receberia a equipe em 24 de junho, no Estádio Claudio Rodante, estão com mais três pontos garantidos.

Regulamento

Como já estava desclassificada, a Santacruzense estaria no quinto escalão do futebol paulista em 2024. Porém, com a desistência, o clube pode não disputar nenhuma competição em 2024, se o TJD-SP aplicar o que está no regulamento do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2023.

PUBLICIDADE

“O clube que desistir de disputar a competição após a realização do Conselho Técnico, abandonar ou for punido com a pena de eliminação ou exclusão da mesma pela JD, será punido com a proibição em disputar qualquer competição no ano de 2024, além de multa administrativa no valor de até R$ 50 mil”, diz o regulamento, em seu artigo 48.

Santacruzense está rebaixada para a 5º divisão. (Foto: Divulgação)
Santacruzense está rebaixada para a 5º divisão. (Foto: Divulgação)

Campanha

A Santacruzense era a lanterna do Grupo 1 da competição, com apenas um ponto em oito jogos, conquistado justamente na estreia, contra o Tanabi, em um empate em 0 a 0. Depois, foram seis derrotas em campo e mais um WO contra o Tupã, por conta da interdição do Leônidas Camarinha. O time sofreu 24 gols e o ataque ficou zerado.

PUBLICIDADE

Próxima temporada

A Associação Esportiva Santacruzense irá disputar a recriada quinta divisão do estadual na próxima temporada, fato que não será novidade aos torcedores santacruzenses, pois na história a Esportiva já disputou esta divisão em cinco oportunidades; em 1979, 1995, 2000, 2001 e em 2004.

Em 2004, no último ano de existência da Série B-2 (5ª divisão), a Santacruzense disputou a primeira fase da competição pelo Grupo 1. Em 14 jogos foram duas vitórias, dois empates e dez derrotas, marcou 9 gols e sofreu 29, saldo de -20. Porém, o Tricolor foi punido com a perda de pontos por utilizar jogadores irregulares, ficando na última colocação da chave, com apenas um ponto ganho.

Como a partir de 2005 o número de divisões foi diminuído pela FPF, a quinta divisão foi extinta e a Santacruzense disputou a recém-criada Série B do Campeonato Paulista (atual Segundona), ficou com a segunda colocação do Grupo 11 da fase semifinal e conquistou acesso à Série A3.