Doria durante anúncio da criação de 20 unidades do Poupatempo. (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)
Doria durante anúncio da criação de 20 unidades do Poupatempo. (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)


O governador João Doria (PSDB) confirmou nesta segunda-feira (7) a criação de novos postos do Poupatempo em 20 municípios de diversas regiões do estado. As cidades beneficiadas serão Amparo, Artur Nogueira, Barueri, Boituva, Cabreúva, Campos do Jordão, Cerquilho, Embu das Artes, Ilha Solteira, Itararé, Jaguariúna, Monte Mor, Olímpia, Paulínia, Presidente Epitácio, Rio Grande da Serra, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Isabel, São José do Rio Pardo e Tremembé.

“É um formato mais digital, mais serviços, menos espaço físico e mais eficiência. É impressionante a qualidade do serviço do Poupatempo. É a multiplicação de serviço competente”, afirmou Doria.

O plano de expansão foi anunciado em agosto de 2020. “A digitalização e a integração dos serviços públicos se reproduzem nestas novas unidades do Poupatempo que estamos instalando em todo o estado, em parceria com as prefeituras. A gestão digital do governo estadual aproxima o cidadão à prestação de serviços de qualidade”, acrescentou o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

PUBLICIDADE

Para passar a atender municípios de menor porte, as Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) serão transformadas em Poupatempo. O atendimento será feito no sistema Balcão Único, que também pode contar com serviços municipais. O modelo já é usado em unidades criadas pela atual gestão estadual nas cidades de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto.

“O novo modelo é mais moderno, compacto e com foco no digital. Como diversos serviços serão oferecidos no mesmo local, o cidadão ganha em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia sem perder o alta padrão de qualidade que é marca registrada do Poupatempo, programa que está cada vez mais próximo da população”, afirmou André Arruda, Presidente da Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo.

PUBLICIDADE

Os 20 novos postos serão instalados em parceria com os municípios, atendendo mais de 1,5 milhão de pessoas. Além do Detran.SP, os postos oferecerão serviços do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, Secretaria Estadual da Educação e prefeituras, entre outros. O investimento do Estado será de aproximadamente R$ 3,3 milhões.

Com a expansão do Poupatempo, sete unidades integradas ao órgão estadual de trânsito já estão em funcionamento nas cidades de Franco da Rocha, Hortolândia, Piquete, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra, Sumaré e na sede da Assembleia Legislativa, na capital. Recentemente, a administração estadual deu o aval 45 novas unidades em cidades da Região Metropolitana de São Paulo e também no litoral e interior, beneficiando cerca de 3 milhões de pessoas.

PUBLICIDADE

“Atualmente, 86% dos serviços realizados pelo Detran.SP são pelos canais digitais. Ao delegar o atendimento ao Poupatempo, conseguimos otimizar ainda mais a operação para serviços essenciais. Exemplo disso é a prova prática de habilitação, que muitos municípios do Estado não têm e será possível oferecer com o novo modelo, evitando deslocamentos para cidades vizinhas”, apontou Ernesto Mascellani Neto, Presidente do Detran.SP.

Com apoio da Prodesp, o Poupatempo aumentou a oferta de serviços digitais. São 137 opções online, no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é oferecer 180 serviços digitais e chegar a 240 em 2022.

Atualmente, 85% dos atendimentos do programa são feitos pelas plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados estão a pesquisa de pontuação e habilitação de condutores, licenciamento de veículos, funcionalidades da vacinação contra a covid-19, emissão de atestado de antecedentes criminais e consulta de IPVA, entre outros.

Em Fartura

No início de fevereiro, o prefeito de Fartura, Luciano Filé (PSDB) e o vice-prefeito, Pedro Langeli (PDT), estiveram em São Paulo, reunidos com Murilo Macedo, diretor de Sistemas e Serviços ao Cidadão da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Na ocasião, eles protocolaram oficialmente um estudo sobre a necessidade da instalação de uma unidade do Poupatempo-SP no município farturense.

O órgão atenderia os municípios da microrregião do sudoeste do estado de São Paulo. A unidade mais próxima está localizada a cerca de 100 km da cidade, nos municípios de Ourinhos e Avaré, além da nova unidade em Santa Cruz do Rio Pardo, a aproximadamente 85 km de distância, em percurso que também leva mais de uma hora.