Novos leitos foram improvisados na capela da unidade de saúde. (Foto: Reprodução/TV Tem)
Novos leitos foram improvisados na capela da unidade de saúde. (Foto: Reprodução/TV Tem)


Depois de atingir a ocupação máxima dos leitos para atendimento de pacientes com covid-19, a Santa Casa de Taquarituba necessitou improvisar neste último sábado (27), criando novos leitos de enfermaria até na capela da unidade de saúde.

A Santa Casa conta atualmente com dez leitos de enfermaria para tratar covid-19, além de cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Como medida emergencial, outras alas da unidade também foram improvisadas como leitos de enfermaria, segundo informações repassadas pela prefeitura taquaritubense à TV Tem.

PUBLICIDADE

A administração municipal ainda suspendeu as aulas presenciais nesta segunda-feira (1º) até o dia 14 deste mês de março. Profissionais de assistência social dos CRAS e CREAS passaram a atender apenas por telefone e WhatsApp, e o horário de atendimento poderá ser reduzido nos próximos dias. Segundo a gestão, as medidas foram tomadas para evitar um eventual colapso no sistema de saúde municipal.

Na última sexta-feira (26), no entanto, a diretoria da Santa Casa de Taquarituba enviou à Coodenadoria Municipal da Saúde um comunicado no qual informa que o sistema já entrou em colapso, com capacidade operacional de 100% na UTI e mais de 200% em enfermaria. Outra questão que chama a atenção é que a unidade tem enfrentado dificuldades para repor alguns insumos, como o oxigênio, vital para os pacientes com covid-19.

PUBLICIDADE

“Portanto, a situação é crítica, para não dizer desesperadora”, diz a mensagem assinada pelo presidente da entidade, Mauro Sérgio da Silva, e pelo diretor clínico, Marcelo Dimas Rodrigues.

De acordo com o boletim mais recente, divulgado na manhã desta segunda (1º) pela Prefeitura Municipal, há no momento 11 pacientes na enfermaria (ocupação de 220%) e nove pacientes em UTIs (ocupação de 90%) em Taquarituba, além de 41 pessoas em isolamento domiciliar, 108 monitorados e 54 aguardando resultado de exame. A cidade registrou até o momento 14 mortes em decorrência do novo coronavírus.

PUBLICIDADE