A situação crítica do atendimento da Santa Casa de Misericórdia de Taquarituba encontra-se no momento em colapso, segundo comunicado da diretoria da entidade enviado à Coordenadoria da Saúde da cidade nesta sexta-feira (26).
As diretorias Clínica e Administrativa da Santa Casa taquaritubense informaram à administração municipal que a cidade passa atualmente por “um surto sem precedentes nesta pandemia de covid-19”.
A capacidade operacional do hospital atualmente está em 100% na UTI e mais de 200% na enfermaria. “Ou seja, o sistema encontra-se colapsado”, diz o documento. “Para agravar estamos enfrentando a dificuldade em repor alguns insumos, no caso oxigênio, que é vital para os pacientes covid-19.”
“Portanto, a situação é crítica, para não dizer desesperadora”, continua a mensagem assinada pelo presidente da entidade, Mauro Sérgio da Silva, e pelo diretor clínico, Marcelo Dimas Rodrigues.
Antes de encerrar, o comunicado ainda faz um apelo tanto à atual administração taquaritubense, para que tome mais medidas de prevenção à disseminação da doença, quanto à população da cidade, para que tenha consciência do problema maior que poderá surgir no sistema de saúde local, caso não sejam cumpridas com maior afinco as medidas de isolamento social.