A diretoria da Santa Casa de Jaú enviou nesta segunda-feira (25) um comunicado à Central Reguladora de Vagas na Saúde do Estado (CROSS), informando que atingiu a sua capacidade máxima de atendimento de pacientes com sintomas graves de covid-19.
De acordo com o documento, a entidade está trabalhando “acima do seu limite, estrutural e humano”, com 115 pacientes internados com sintomas ou suspeitos de terem covid-19. Destes, 30 estão no Pronto Socorro e dez aguardam vaga em UTI.
“Não temos espaço físico, não há mais leitos com saídas de oxigênio disponível”, diz o comunicado assinado pela gerente administrativo, pelo diretor técnico, pelo diretor clínico e pelo chefe do Pronto Socorro.
“Diante desta alta demanda de pacientes covid-19 no Pronto Socorro, tivemos que alocar os pacientes na sala de sutura, na sala de observação geral, consultórios médicos e sala de emergência”, revela a Santa Casa.
O hospital ainda solicitou apoio do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru, do qual a região de Fartura (com exceção de Timburi) faz parte, para encaminhar pacientes para outras referências. “Não sabemos mais o que fazer, chegamos ao colapso”, conclui a mensagem.