A Santa Casa da cidade de Avaré precisou suspender nesta semana novas internações encaminhadas pela Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (CROSS), em função do alto número de pacientes hospitalizados na unidade de saúde devido à pandemia de covid-19.
De acordo com o hospital, que possui 15 leitos de UTI e 16 de enfermaria, os medicamentos do chamado kit intubação estão em falta.
A orientação da unidade de saúde é que pacientes que precisem de atendimento procurem o hospital mais próximo – no caso, o de Botucatu, a 75 km de distância de Avaré e a 170 km de Fartura.
A situação, segundo a diretoria da Santa Casa, é extremamente preocupante no momento. A maior dificuldade da unidade de saúde é conseguir a compra desses medicamentos fundamentais no tratamento de pacientes com o novo coronavírus.
Com a ausência dos medicamentos do kit intubação, os kits que ainda restam estão sendo usados para tratar pacientes já internados.
A Santa Casa de Avaré é referência no atendimento de casos mais graves na região e atende cerca de 350 mil habitantes, com alto fluxo de pacientes. A cidade registrou desde o início da pandemia 139 mortes em decorrência da covid-19.
“A verdade é que não vamos poder aceitar pacientes que venham de fora”, disse o provedor Miguel Chibani ao jornal A Comarca, na tarde de quinta-feira (6).