O rodízio no abastecimento chegou a ser interrompido em Carlópolis após as chuvas que atingiram a região neste mês. Mas precisou ser implantado novamente. (Foto: Pixabay)
O rodízio no abastecimento chegou a ser interrompido em Carlópolis após as chuvas que atingiram a região neste mês. Mas precisou ser implantado novamente. (Foto: Pixabay)


O verão começou na última terça-feira (21) com temperaturas elevadas e sem perspectivas de chuvas para os próximos dias no norte do Paraná. A Sanepar emitiu alerta sobre o alto consumo para 15 municípios da região e implantou rodízio no sistema de abastecimento de Santo Antônio da Platina, Carlópolis e Quatiguá.

O nível do Rio Lajeado, que abastece Quatiguá, está baixando em média 12 centímetros por dia. Há um déficit na vazão do rio de 250 metros cúbicos. A demanda diária para abastecer a cidade é de 1.400 metros cúbicos. Na última chuva na cidade, em 14 de dezembro, foram registrados apenas 16,4 milímetros. A falta de chuvas significativas também compromete as vazões do Rio das Bicas, em Santo Antônio da Platina, e do Rio Jaboticabal, em Carlópolis.

Em boletim divulgado em novembro, o Monitor de Secas, da Agência Nacional das Águas (ANA), registrou avanço da seca grave no norte do Paraná, em função dos desvios negativos de precipitação dos últimos meses.

PUBLICIDADE

Previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que até o fim de janeiro são esperadas chuvas muito abaixo do esperado para a época do ano e com ocorrência de altas temperaturas muito altas, em especial nas regiões norte, noroeste, oeste e sudoeste do Paraná.

Os rios na região norte do Paraná têm sofrido com a estiagem. (Foto: Divulgação/Sanepar)

Podem ocorrer episódios de tempestades isoladas e de curta duração devido ao forte calor esperado para as próximas semanas. “Não há expectativa de condições meteorológicas para chuva generalizada e bem distribuída, incluindo o Norte Pioneiro.”

PUBLICIDADE