No golpe da falsa central de atendimento, a vítima é persuadida a compartilhar algum tipo de dado pessoal via ligação telefônica. (Foto: Divulgação via OLX)
No golpe da falsa central de atendimento, a vítima é persuadida a compartilhar algum tipo de dado pessoal via ligação telefônica. (Foto: Divulgação via OLX)


Além de todas as formas de golpes que já alertamos aqui algumas vezes, a onda agora é o golpe do atendente virtual. Seria basicamente “o golpe do golpe”.

Neste esquema, os criminosos fazem uma ligação muito semelhante a uma de um banco, dizendo que foram realizadas compras de alto valor no cartão de crédito, ou então alertando que foram feitas várias tentativas de compras suspeitas. Ou seja; utilizam de um alerta de golpe para aplicar um novo golpe.

A suposta atendente virtual pede ainda para que a vítima confirme se é ela quem está tentando concluir alguma compra, geralmente solicitando digitar algum número no teclado do celular.

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Muitas vezes preocupadas, as pessoas acabam se deixando levar e é onde “confirmam” informações pessoais e dados sensíveis como CPF, data de nascimento e até senhas do cartão.

Além do famoso 'jogo do tigrinho', apostas esportivas, jogos de azar e golpes são vistos aos montes na internet. (Foto: Divulgação)
Além do famoso ‘jogo do tigrinho’, apostas esportivas, jogos de azar e golpes são vistos aos montes na internet. (Foto: Divulgação)

O que mais assusta é que as ligações parecem muito reais, tanto a primeira parte robotizada, e a segunda etapa que simula uma central de telemarketing, com pessoas falando no fundo e o criminoso trazendo uma linguagem profissional.

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É a evolução do antigo “Golpe do 0800”, onde os golpistas enviam mensagens alertando sobre transações suspeitas e pedem para entrar em contato num número específico. Ambos utilizando a engenharia social, são técnicas utilizadas para enganar o indivíduo para que passe forneça informações confidenciais.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 70% dos golpes têm origem na engenharia social e não estão relacionadas com brechas no sistema tecnológico dos bancos. Isso dificulta até a recuperação do valor perdido no golpe, pois as instituições, muitas vezes, não são responsabilizadas, já que a vítima foi quem passou as informações e efetuou transações.

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Para se prevenir, procure nunca fazer ligações para 0800 recebidos por meio de SMS, WhatsApp ou Telegram. Caso possuir algum receio ou dúvida em relação a alguma compra ou questão do gênero, entre em contato com os canais oficiais do banco ou com o gerente.

Ficar alerta com qualquer tipo de ligações semelhantes é outra dica. Os bancos, esses sim, entram em contato alertando transações suspeitas, porém nunca pedem dados pessoais. Também nunca ligam pedindo transferências para regularizar pagamentos, tampouco fazem estornos através de telefonemas.

Se você receber alguma ligação semelhante e pedirem senhas ou dados, desligue imediatamente e entre em contato com seu gerente, e de preferência de outro telefone.

Em caso de suspeita de golpe, registre um boletim de ocorrência e entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor. (Foto: Divulgação)
Em caso de suspeita de golpe, registre um boletim de ocorrência e entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor. (Foto: Divulgação)

Caso você ainda possua dúvidas, a FEBRABAN disponibilizou um site com muitas informações sobre como funcionam e como se proteger de golpes. Clique aqui para acessá-lo.

A Assistência Técnica Maycon Freitas também está à disposição para esclarecer dúvidas sobre golpes, bem como para informar sobre dicas e cuidados com o aparelho celular e promoções imperdíveis. A loja está nas redes sociais e também pode ser encontrada na Rua Barão do Rio Branco, 229, Centro de Fartura.


* Conteúdo produzido em parceria com a Maycon Freitas Assistência Técnica.