Evento em 2019 na represa de Carlópolis. (Foto: Thais Mendes/Governo do Estado do PR)
Evento em 2019 na represa de Carlópolis. (Foto: Thais Mendes/Governo do Estado do PR)


A Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná (Atunorpi) recentemente apresentou o seu programa de turismo e desenvolvimento da Região Turística do Norte Pioneiro em uma reunião com lideranças do estado do Paraná, na cidade de Carlópolis. A pauta principal teve a atuação da Atunorpi com a primeira Área Especial de Interesse Turístico Federal (AEIT) Angra Doce como catalisador do desenvolvimento e atração de investimento para o Turismo.

Com sua localização estratégica, Angra Doce recebe um número cada vez maior de visitantes e turistas, que se complementam com o fluxo turístico de outros dois produtos turísticos do Norte Pioneiro: a Rota do Rosário e Rota do Café.

Um dos destaques de atuação da Atunorpi foi a apresentação do mapeamento parcial do reservatório de Chavantes e o potencial validado para esportes náuticos, como a vela – em 2019, a represa recebeu um evento desta modalidade. “Este é um importante selo para a região que cada vez ganha destaque no cenário nacional”, destacou o presidente da Atunorpi, Welington Trautwein Bergamaschi.

PUBLICIDADE

Os próximos passos da entidade estão focados no fortalecimento da governança do Angra Doce através de evento com lideranças dos estados do Paraná e de São Paulo, além de autoridades do Governo Federal. A proposição do 1º Congresso e Feira Náutica de Águas Fechadas do Paraná, onde obteve o apoio das lideranças paranaenses presentes.

Represa de Chavantes recebe a última etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, em 2019. (Foto: Thais Mendes/Governo do Estado do PR)

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes, também esteve presente na reunião. “Essa é uma região muito bonita, com muito potencial, e acredito que ações integradas entre estado, municípios e iniciativa privada podem trazer ainda mais progresso para o setor, que já tem uma consolidação em nível de Paraná e já gera uma movimentação econômica interessante. Claro que estamos aqui para dizer que o objetivo é aumentar esse giro do turismo na região”, disse o secretário.

PUBLICIDADE

Além do secretário estadual, participaram da reunião em Carlópolis, na última quinta-feira (29), o diretor presidente do IAT (Instituto Água e Terra), Everton de Souza; o prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo (PSDB); o prefeito de Ribeirão Claro, João Carlos Bonato (PSB); o vice-prefeito de Siqueira Campos, Paulo Leite (PSL); o chefe de Gabinete da prefeitura de Jacarezinho, Willian Ferreira; a secretária de Indústria Comércio, Turismo e Serviços de Jacarezinho, Gabriela Higuti; a assessora de Gabinete de Siqueira Campos, Vera Lúcia de Brito Ferreira de Melo; o chefe do escritório regional do IAT, Marcos Antônio Pinto; o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello; o deputado federal Pedro Lupion (Democratas) e o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB).

O próximo encontro do Angra Doce será no dia 25 de agosto de 2021, em evento reservado para os 15 municípios integrantes da Área Especial de Interesse Turístico Federal e autoridades dos Estados do Paraná e São Paulo.

PUBLICIDADE