Seringas foram descartadas junto do lixo comum. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)
Seringas foram descartadas junto do lixo comum. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)


A equipe da Coordenadoria do Meio Ambiente de Fartura e a Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura (Coopera Fartura) alertam os moradores sobre o descarte que está ocorrendo de forma incorreta de materiais cortantes e infectantes, principalmente os hospitalares.

Na manhã desta quinta-feira (24), trabalhadores da Coleta Seletiva encontraram materiais descartados de forma totalmente irregular, com uma grande quantidade de seringas desembaladas.

A cooperativa orienta que este tipo de resíduo deve ser embalado de forma correta, dentro de caixas identificadas, ou garrafas pet e enviado ao Centro de Saúde ou unidade de Saúde de referência do morador, caso fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

PUBLICIDADE

Já para o material adquirido em órgãos privados, é necessário verificar com o fornecedor, farmácias ou hospitais particulares, como fazem a logística reversa desse tipo de material.

“Resíduos assim não são de responsabilidade da cooperativa”, informou a educadora ambiental, Isabela Mendes. A Coopera Fartura acionou a equipe da Vigilância Sanitária (VISA) do município para apurar as irregularidades, uma vez que, além de trazer riscos para os trabalhadores, contaminam os demais resíduos.

PUBLICIDADE

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelo telefone (14) 3382-1792, da Coordenadoria de Meio Ambiente, ou (14) 9.9675-5910, com Isabela Mendes.