A Represa de Jurumirim atingiu nesta quarta-feira (6) o nível mais baixo deste ano, de acordo com dados da Agência Nacional das Águas (ANA).
Nem mesmo a chuva que atingiu a região e que está prevista para esta semana serão suficientes para melhorar a crise hídrica enfrentada, segundo o Instituto Climatempo.
Atualmente, o nível do reservatório está em 20% da capacidade. A situação é preocupante, já que historicamente a média de volume é de 57,16% neste período do ano.
Segundo dados da ANA, em junho de 2021, o nível da represa era de 31%. No mês seguinte, o volume de água estava abaixo de 30% da capacidade, o que já era preocupante.
No entanto, o nível mais baixo já registrado foi em dezembro de 2020, quando a represa atingiu apenas 13% da capacidade, segundo a agência nacional.
No mês passado, um novo recorde negativo foi batido pelo reservatório de Jurumirim, quando atingiu o menor índice de volume útil para o mês de setembro desde 2000.
Integrante da mesma bacia do Rio Paranapanema, a Represa de Chavantes apresenta no momento 28,44% de sua capacidade total, de acordo com dados desta quarta (6) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No último dia 18 de setembro, esse índice era de 27,47%.