O municípios da região da DRS Bauru e Marília, assim como boa parte do estado de São Paulo, vão avançar para a fase 2 (laranja) do Plano São Paulo a partir da próxima segunda-feira (13). A sexta atualização na retomada gradual dos setores da economia foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (10).

Com exceção de Timburi (que pertence à DRS de Marília), todas as cidades da região estão na área correspondente ao município de Bauru, que vai da região sudoeste do estado paulista até a parte central da unidade federativa.

Assim como a maioria das cidades do interior, a mudança representa uma flexibilização, uma vez que até então estava vigente a fase 1 (vermelha), na qual é permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais. Agora, comércio, concessionárias, escritórios e atividades imobiliárias poderão abrir para o atendimento presencial, com restrições.

PUBLICIDADE

Bares e restaurantes ainda deverão permanecer fechados nesta fase. Esses estabelecimentos só podem abrir quando o município estiver na fase 3 (amarela) – etapa na qual as regiões da capital, de Registro e da Baixada Santista se encontram na nova atualização.

A classificação no plano de retomada econômica leva em consideração uma série de critérios, entre eles a taxa de ocupação de leitos de UTI e o total de leitos a cada 100 mil habitantes. Os indicadores são analisados com dados de casos positivos, internações e mortes por covid-19.

PUBLICIDADE
Cinco fases do plano de retomada gradual da economia no estado de São Paulo. Utilize o zoom ou clique na foto para ampliar. (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)