O site foi criado por professores e graduandos da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e faz parte do projeto USP Municípios. (Foto: Reprodução)
O site foi criado por professores e graduandos da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e faz parte do projeto USP Municípios. (Foto: Reprodução)


Uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e o Departamento Municipal de Cultura de Piraju, visando o registro da memória e do turismo da estância turística por meio da educação, deu início à plataforma TEC Piraju (Turismo, Educação e Cultura). O site, que conta com matérias exclusivas sobre a memória pirajuense, foi criado por professores e graduandos da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e faz parte do projeto USP Municípios.

A atividade do “Registro Digital da Memória e do Turismo da Estância Turística de Piraju” é recente, mas a plataforma já tem conteúdo sobre a história do jornalismo na cidade, entrevistas com artistas e ambientalistas que defendem o último trecho de corredeira do Rio Paranapanema, receitas tradicionais pirajuenses e muito mais. Há ainda um canal no YouTube, com entrevistas e podcasts.

A Estância Turística de Piraju está localizada no sudoeste paulista e conta com o Centro Regional de Arqueologia Ambiental Mario Neme, mais conhecido como Casa da USP em Piraju, ligado ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. A cidade tem cerca de 30 mil habitantes e, como sugere o título, possui diversos atrativos, especialmente em torno do Rio Paranapanema.

PUBLICIDADE

O título de estância turística surgiu em 2002, sendo que o setor de Turismo ainda está em desenvolvimento na cidade. A recepção de turistas começou então a aumentar no local, especialmente durante as férias, atividades festivas, como o carnaval, e também devido à canoagem, que possui vários praticantes na cidade.

Os cidadãos começaram, assim, a conviver com a visita de turistas. Desta forma, surge a necessidade de criar um registro dessas visitas como forma de preservação da memória e da cultura local.

PUBLICIDADE

Uma ferramenta simples para esses registros é o uso de aparelhos digitais, como o celular. Sendo assim, o objetivo deste projeto é transmitir às crianças do Ensino Fundamental I e II, assim como aos pais e mestres, as diversas técnicas para uso consciente do aparelho digital em ambientes de turismo.

A intenção é levar especialistas para ministrarem oficinas nas escolas públicas municipais e estaduais do município em parceria com a Casa da USP, em Piraju.

PUBLICIDADE

As atividades serão desenvolvidas em diversas áreas, como texto, fotografia, rádio, esportes, design, edição digital, vídeo, produção, divulgação científica, turismo e memória, justamente para contemplar a proposta de acesso ao conhecimento da comunicação e do turismo por meio do registro e da preservação da memória local.

A torta napoleão, doce tradicional da cidade de Piraju, também foi pauta. (Foto: Reprodução/Hashtag Curitiba)

A proposta também procura trazer contribuições para a implementação de políticas públicas junto ao município, como:

  • Aproximar a Casa da USP de Piraju e a população da Estância Turística de Piraju, especialmente crianças do Ensino Fundamental I e II, por meio de atividades comunicacionais e turísticas desenvolvidas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, criando, assim, uma cultura de visitação e registros;
  • Estimular o uso consciente dos aparelhos digitais, especialmente o celular, por meio de oficinas para pais, mestres e alunos do Ensino Fundamental I e II;
  • Transmissão de técnicas de texto, fotografia, rádio, esportes, designer, edição, vídeo, produção, divulgação científica, turismo e memória para realização de atividades com os aparelhos digitais, como o celular, visando o uso para registro da cultura e da memória local;
  • Implementar, junto aos órgãos públicos do município, uma rotina para o desenvolvimento do turismo e da preservação da cultura e da memória local por meio de atividades em parceria com a Universidade de São Paulo.

Plano de trabalho

Serão oferecidas 12 oficinas no primeiro semestre de 2021, com supervisão do coordenador do programa, com as datas e as oficinas sendo definidas após consulta aos responsáveis pelas instituições de ensino da Estância Turística de Piraju e com os especialistas responsáveis. Todas as informações sobre o projeto e o município estarão disponíveis neste link.