Muro pintado pelos integrantes do projeto. (Foto: Arquivo pessoal)
Muro pintado por Rafael Garcia, um dos integrantes do projeto. (Foto: Arquivo pessoal)


Um coletivo de artistas farturenses lançou recentemente um projeto que busca levar cor às paredes e muros do município de Fartura e, assim, descentralizar o acesso à arte na cidade, através de oficinas e de pinturas murais nos prédios públicos.

O projeto “Raízes da Fartura”, idealizado pelos moradores da cidade Rafael Garcia, Fernanda Filipini, João Guilherme Garcia e Rafael Ferreira, aborda temas que permeiam a história e a identidade da região, como a cultura indígena dos primeiros habitantes da área e a cultura caipira dos que se fixaram por aqui (costumes, danças, festas, culinária, rituais religiosos, etc), além dos nossos patrimônios naturais que precisam ser preservados.

Trabalho de Fernanda Filipini, integrante do grupo, retrata um dos cartões postais de Fartura. (Foto: Arquivo pessoal)
Trabalho de Fernanda Filipini, integrante do grupo, retrata um dos cartões postais de Fartura. (Foto: Arquivo pessoal)

A ideia é levar a cultura local através de pinturas murais e oficinas de arte para a apreciação e capacitação da população farturense, atingindo principalmente a zona rural, as pessoas com deficiência, os moradores de bairros afastados e as populações marginalizadas, visando descentralizar a cultura na cidade. O grupo propõe ainda uma rota cultural com a finalidade de abranger vários pontos do município, fortalecendo assim o turismo rural.

PUBLICIDADE

A princípio, o coletivo cogitou pintar as casas dos moradores de Fartura, mas com o tempo a ideia evoluiu e foram escolhidos prédios públicos, que são referências na cidade. Os locais já foram definidos e deverão receber as novas cores em breve.

Desenho de Rafael Garcia retrata os trabalhadores rurais. (Foto: Arquivo pessoal)

Ao Portal 014, o professor Rafael Garcia e o grupo de artistas que fazem parte do projeto explicaram que os muros serão pintados com tintas ecológicas, em tons terrosos, dando características únicas aos trabalhos, sem agredir o meio ambiente.

PUBLICIDADE

“Esperamos valorizar a cultura regional e local, que ao longo do tempo está sendo esquecida e desvalorizada. Somos caipiras descendentes de indígenas, negros… Somos e fazemos parte dessa história e pretendemos caminhar nesse sentido”, disse o coletivo em nota enviada à equipe do site. “Buscamos trazer à tona a sensibilização através do olhar da arte, que tem como objetivo expressar sentimentos, pensamentos e idéias.”

O projeto está processo de elaboração, em busca de patrocínios através de leis de incentivo a cultura e editais, e está contando também com apoio de entidades e da Prefeitura Municipal de Fartura. Ficou interessado? Para saber mais sobre essa ideia, entre em contato com os integrantes pelo Facebook.

PUBLICIDADE
Trabalho de João Guilherme Garcia, um dos integrantes do coletivo. (Foto: Arquivo pessoal)