Eliane Marques foi a primeira mulher negra a ganhar o Prêmio Açorianos de Literatura, em 2016. (Foto: Divulgação)
Eliane Marques foi a primeira mulher negra a ganhar o Prêmio Açorianos de Literatura, em 2016. (Foto: Divulgação)


Marque aí na sua agenda: o programa “Viagem Literária”, do Governo do Estado de São Paulo, está de volta neste mês de novembro, e duas cidades da região vão contar com a presença da escritora Eliane Marques.

No dia 23 de novembro, a cidade de Barão de Antonina receberá a visita da escritora, e, no dia 24, Fartura conta com a presença dela. É importante ressaltar que os encontros são abertos ao público e vão acontecer nas respectivas bibliotecas municipais de ambas as cidades.

Eliane ressalta a importância da poesia em momentos como o que estamos vivendo, com a pandemia mudando a forma como nos relacionamos.

PUBLICIDADE

“A poesia importa para preservar o assombro diante da falta de explicação de que alguma coisa seja ou não seja, especialmente agora que estamos num labirinto onde as janelas são apenas as da linguagem autorreferida do Windows”, diz.

Eliane Marques, escritora e poetisa. (Foto: Sabrina Gabana/Divulgação)

Gaúcha de Sant’Ana do Livramento, Eliane Marques é poetisa, ensaísta, coordenadora da Escola de Poesia e editora da revista Ovo da Ema. Publicou os livros “Relicário” e “E se alguém o pano” e foi a primeira mulher negra a ganhar o Prêmio Açorianos de Literatura, em 2016. Advogada e formada em psicanálise, lançou com outras autoras “Arado de Palavras” e “Blasfêmias: mulheres de palavras”. Traduziu “O Trágico em Psicanálise”. Atualmente, trabalha na tradução do livro “Pregón de Marimorena”, da uruguaia Virginia B. de Salas, e finaliza o seu poemário “O poça das Marianas”.

PUBLICIDADE

Ela criou o projeto Orisun Oro (traduzido do iorubá como “fonte da palavra”), que tem como objetivo traduzir para o português brasileiro poemas de escritoras negras africanas e latino-americanas.  Conheça mais a respeito de sua trajetória profissional acessando essa entrevista à Fatto Comunicação e seu perfil no Literafro; portal de literatura afrobrasileira hospedado no site da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eliane também foi a 117ª entrevistada do projeto “Todo Dia Delas”, que celebrou 365 mulheres no HuffPost Brasil em 2018.

Abaixo, confira a participação da escritora no TEDxLaçador:

PUBLICIDADE