Na semana passada, o prefeito de Coronel Macedo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa), Betinho Veiga (DEM), ministrou uma palestra em Brasília (DF).
Além de Betinho, o evento contou com dois outros palestrantes: Plínio Leite Lopes, auditor fiscal federal agropecuário do Departamento de Suporte e Normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Tomás Holmer, coordenador do “Projeto Descomplica” da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS.
O evento aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB. E foi organizado pela plataforma “Transformar Juntos” do Sebrae.
O Sebrae atua em diversas frentes para a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. Dentre elas, está a articulação e mobilização de parceiros de governo e da iniciativa privada para a implantação de políticas de simplificação, desburocratização, acesso ao mercado de compras públicas e fomento ao empreendedorismo.
Nesse contexto, nasceu o Seminário Brasil Mais Simples. Esse evento reúne atores de governo do âmbito municipal, estadual e federal, parceiros estratégicos e gestores Sebrae para diálogo e troca de experiências que simplificam, racionalizam, modernizam e otimizam o ambiente de negócios brasileiro.
Na mesma linha, o Sebrae promove, desde 2008, o FOMENTA Nacional – Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, que tem como objetivos aproximar os setores públicos e privados para fortalecer e ampliar a participação das micro e pequenas empresas (MPE), do microempreendedor individual (MEI) e dos agricultores familiares no universo das compras públicas.
Este ano, os dois eventos se uniram em uma única jornada – “Tranformar Juntos” – que ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de julho, com o objetivo de trazer caminhos para a transformação coletiva, aproximar os diálogos e engajar mais pessoas no propósito de tornar não só o ambiente de negócios, mas um Brasil mais ágil, mais fácil e principalmente mais simples.