Uma porção de cidades da região sudoeste de SP decretaram a retomada do uso obrigatório de máscaras desde o último mês de maio.
Segundo as prefeituras de Avaré, Arandu, Cerqueira César, Itaporanga, Itaí, Piraju, Manduri e Taquarituba, a decisão foi tomada após o aumento da contaminação pelo coronavírus nos municípios.
Em Arandu, a prefeitura publicou um decreto nesta quinta-feira (2), prorrogando a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados até o dia 7 de junho. De acordo com a prefeitura, os moradores que não usarem máscaras em estabelecimentos comerciais, templos religiosos, academias, repartições públicas ou privadas, unidades de educação e eventos deverão pagar uma multa de R$ 369.
As administrações de Avaré e Cerqueira César também determinaram a utilização do equipamento de proteção nesses locais.
Em Itaí, a máscara passou a ser obrigatória em locais destinados à prestação de serviços de saúde, de educação, em igrejas, em meios de transporte coletivo de passageiros e no embarque e desembarque, sejam eles públicos ou privados.
A prefeitura de Piraju adotou, na segunda metade do mês de maio, a obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados, em um momento no qual monitorava mais de 90 casos ativos na cidade.
Já em Itaporanga, o decreto foi mais restritivo. Na cidade, a máscara também deve ser usada em eventos esportivos, culturais e religiosos realizados em locais abertos.