Visando inibir todos os tipos de aglomerações no município de Fartura, a Prefeitura Municipal utilizará, nos próximos dias, além da equipe da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar, drones para fiscalizar moradores e turistas que estiverem promovendo eventos, tanto na zona urbana quanto na zona rural.
A regulamentação, que foi publicada nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial do município, inclui multas aos responsáveis pelas reuniões e donos de propriedades emprestadas ou alugadas, além de possíveis responsabilizações criminais.
A medida visa impedir que mais moradores sejam contaminados pela covid-19 e que o sistema de saúde fique sobrecarregado.
A punição será aplicada a situações de aglomeração com mais de dez pessoas. Devem ser suspensas a locação ou cessão de salões de festas, residências, ranchos, sítios, chácaras, pousadas e congêneres para este fim, em Fartura.
O responsável pelo evento receberá advertência e multa no valor de R$ 3.520,00, enquanto que o proprietário do imóvel locado ou cedido, advertência e multa no valor de R$ 5.280,00.
A prefeitura informou ainda que as penalidades estabelecidas visam a conscientização da população. O órgão pediu que os donos de propriedades realizem a fiscalização de seus imóveis, para evitar o descumprimento das novas normas.
Devido ao adiantamento dos feriados na cidade de São Paulo e do feriado prolongado em Fartura, nos dias 31 de março (aniversário da cidade), 1º de abril (ponto facultativo) e 2 de abril (Sexta-feira Santa), grande número de turistas pode se deslocar até o município e alugar imóveis para passar os dias de feriado às margens da Represa de Chavantes.
Nos últimos dias, o município farturense tem enfrentado um aumento dos casos de covid-19 e internações. A prefeitura solicita a colaboração dos munícipes para que cumpram as normas sanitárias e, ainda, que denunciem o descumprimento do novo Decreto.
O número do Disque Denúncia – Combate ao Coronavírus é o (14) 99673 1090.