30 fiscais estão trabalhando no município farturense. (Foto: Divulgação)
30 fiscais estão trabalhando no município farturense. (Foto: Divulgação)


A Prefeitura Municipal de Fartura divulgou nesta semana que tem lutado para conter os números da pandemia do novo coronavírus no município e, para isso, investiu em inúmeras ações de conscientização dos moradores.

Segundo a gestão municipal, a fiscalização é intensa e conta com o apoio de mais de 30 voluntários, além dos funcionários da Vigilância Sanitária (VISA). A missão é orientar e, em casos de descumprimento, multar os farturenses ou visitantes que não utilizam máscara, causam aglomeração ou que deixam de seguir qualquer medida regulamentada pelo decreto de número 3.964, de 09 de abril de 2021, que instituiu no município a “Quarentena Racional Emergencial”.

Funcionários trabalham na aferição da temperatura e na conscientização de quem chega à Fartura. (Foto: Divulgação)

Barreiras sanitárias e bloqueios foram instalados nas principais vias da cidade, com a intenção de conscientizar os motoristas, aferir sua temperatura e entregar máscaras a quem estiver sem o item de proteção obrigatório – moradores relataram que as barreiras têm funcionado apenas durante uma parte do dia. Além do trabalho de orientação, a prefeitura, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), está promovendo desde a quinta (8) e sexta-feira (9), a sanitização de vários pontos do município.

PUBLICIDADE

De acordo com o supervisor da Vigilância Sanitária (VISA), no município, José Mauro Bueno, todas as entradas de supermercados, praças e jardins, calçadas e acessos a prédios públicos, postos de saúde, prefeitura e Pronto Socorro Municipal passaram pela higienização.

Placa informa acesso interditado a Fartura. (Foto: Divulgação)

A lavagem chega também à frente de estabelecimentos que recebem grande movimento de pessoas, como Casa Lotérica e a Caixa Econômica Federal, que fez a solicitação para que a Prefeitura Municipal também realizasse a limpeza no local, em razão do aumento do fluxo para pagamentos do novo auxílio emergencial. “A medida serve para higienizar e ajudar a impedir a proliferação do vírus”, explicou o supervisor da VISA.

PUBLICIDADE

Outra forma de conscientização é a circulação de um carro de som interativo. O veículo percorre os quatro cantos da cidade esclarecendo dúvidas e levando depoimentos de médicos do município à população, reforçando o pedido para que os munícipes colaborarem, ficando em casa e cumprindo as normas sanitárias. “O foco é a redução de casos e de óbitos no município de Fartura”, comentou o prefeito Luciano Filé (PSDB).

Carro de som interativo percorre as ruas da cidade. (Foto: Divulgação)