O coordenador de Saúde, Renan Oliveira, o prefeito Luciano Filé e o ex-prefeito Zé da Costa. (Foto: Divulgação)
O coordenador de Saúde, Renan Oliveira, o prefeito Luciano Filé e o ex-prefeito Zé da Costa. (Foto: Divulgação)


O Sindicato Rural de Fartura, por meio da ação do ex-prefeito e presidente da associação, José da Costa (DEM), doou 1.500 testes para detecção da covid-19 ao município. A notícia foi divulgada durante encontro com o prefeito, Luciano Filé (PSDB), na manhã desta segunda-feira (3), na sede da Prefeitura Municipal.

Filé informou que os testes são do modelo “rápido”, IgG e IgM, e deverão suprir as necessidades dos testes no Polo Covid. “Também utilizaremos os testes em algumas comunidades específicas”, esclareceu. A doação foi possível por intermédio de Zé da Costa junto à Federação da Agricultura e Pecuária, ao Ministério da Saúde e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Para o ex-prefeito, a testagem é importante para evitar que o paciente contamine outras pessoas e para que ele rapidamente fique em isolamento.

PUBLICIDADE

O teste IgG indica uma infecção por vírus numa fase mais tardia, ou seja, a pessoa foi infectada, mas não está mais no auge da doença. Já no IgM é possível detectar os primeiros anticorpos que aparecem no paciente, logo após uma infecção, ou seja, se o exame indicar IgM positivo, significa que a pessoa ainda pode estar com a doença em sua fase ativa.

O atual prefeito agradeceu imensamente à parceria. “O momento é de união de esforços”, destacou. “Quando recebemos apoio, continuamos acreditando em tempos melhores, pelo bem do nosso povo. Unidos venceremos a pandemia”, enfatizou Filé. “Menos discurso e mais ação, isso é o que ajudará a salvar a população”, concluiu.

PUBLICIDADE