Autoridades do governo estadual durante evento no Palácio dos Bandeirantes. (Foto: Divulgação/Secretaria de Desenvolvimento Regional)
Autoridades do governo estadual durante evento no Palácio dos Bandeirantes. (Foto: Divulgação/Secretaria de Desenvolvimento Regional)


O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira (22), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, a plataforma digital Nova Frota – SP Não Para, criada para facilitar o acesso das 645 prefeituras do estado à aquisição de veículos e maquinários necessários para melhoria na prestação de serviços aos cidadãos. O investimento previsto é de mais de R$ 1 bilhão.

A iniciativa visa desburocratizar e oferecer maior transparência ao processo de aquisição dos equipamentos, fortalecendo a economia dos municípios, estimulando a geração de empregos diretos e indiretos e impulsionando o desenvolvimento econômico local.

Além disso, o programa conta com a integração de quatro Secretarias de Estado: Agricultura e Abastecimento, Diretos da Pessoa Com Deficiência, Infraestrutura e Meio Ambiente e Saúde.

PUBLICIDADE

As ações do Nova Frota – SP Não Para serão executadas por meio de seis programas já existentes nestas quatro áreas de grande importância do governo estadual. Pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, estão abarcados os programas Patrulha Agrícola e Agro SP+Seguro; pela Secretaria dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, o programa Cidade Acessível; a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente irá executar os programas Corta Fogo e Mudanças Climáticas; por fim, pela Secretaria de Saúde teremos o programa Aperfeiçoamento do SUS.

O programa será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Secretaria de Governo e Casa Civil e conta ainda com a parceria das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, Direitos da Pessoa Com Deficiência, Infraestrutura e Meio Ambiente e Saúde.

PUBLICIDADE

Entre as opções disponíveis, estão veículos como ambulâncias, caminhões de coleta e caminhões pipa e vans e máquinas pesadas como tratores, motoniveladoras, trituradores de galho de grande porte, retroescavadeiras, entre outras. Inicialmente o programa terá à disposição cerca de mil máquinas pesadas e dois mil veículos.

Todos os 645 municípios paulistas estão aptos a participar. Os municípios farão a inscrição por meio do site (www.novafrota.sp.gov.br), a Secretaria de Desenvolvimento Regional enviará o login e senha. Depois disso, as Prefeituras indicam as necessidades do município e posteriormente adquirem os equipamentos por meio de convênios firmados com as Secretarias participantes do programa.

PUBLICIDADE

Região

Os prefeitos de Fartura e Taguaí registraram nas redes sociais que estiveram presentes no evento na capital paulista. Os chefes do Executivo estavam acompanhados de alguns vereadores da base.

Luciano Filé (PSDB), de Fartura, comemorou a novidade e afirmou que ela facilita para a solicitação de maquinários e serviços públicos para os prefeitos paulistas.

“Visando melhorar o atendimento aos moradores da zona rural, aproveitamos para protocolar solicitação de maquinário e veículos para Fartura. Reivindicamos uma retroescavadeira, motoniveladora, caminhão pipa e trator agrícola, além de um caminhão para ser destinado a coleta de lixo e atender de forma mais segura e eficaz, a limpeza pública”, disse.

Por sua vez, Edinho Fundão (Republicanos), de Taguaí, também alegou que a notícia é muito bem-vinda para o município.