
O prefeito de Arandu, Flávio Galhego (Republicanos), esteve em Brasília (DF) nesta semana para visitar a sede da ABEMIL (Associação Brasileira das Escolas Militares) e conhecer de perto o modelo de escola cívico-militar, já adotado em diversas cidades do país, em especial no estado do Paraná.
Durante a visita, o prefeito buscou entender o funcionamento prático desse formato de ensino, seus benefícios e desafios. “É um modelo de gestão escolar que visa promover um ensino de excelência, contribuir para a formação integral dos cidadãos e melhorar a educação básica em nossas instituições”, disse Galhego.
Além disso, ele adiantou que será realizada uma audiência pública em Arandu para debater o tema com a população. “Queremos ouvir os moradores, apresentar as informações e discutir juntos essa possibilidade para nosso município”, completou.
Os modelos cívico-militares já têm adesão de 70 unidades de ensino no estado de SP. A expectativa é que esse número chegue a pelo menos 100 já no segundo semestre deste ano.
Apesar de apresentarem altos índices educacionais, pesquisas apontam que os colégios que podem virar cívico-militar em SP já têm aprendizagem acima da média e não atendem alunos mais vulneráveis.