A operação começa no próximo sábado (7) e vai até fevereiro. (Foto: Divulgação)
A operação começa no próximo sábado (7) e vai até fevereiro. (Foto: Divulgação)


O Comando do 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), sediado em Avaré, dará início no próximo sábado (7) à Operação Verão Integrada – Represa Jurumirim. A solenidade de abertura dos trabalhos está marcada para às 9h30, na orla do Balneário Costa Azul.

A Operação Verão na Represa será realizada junto à Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária e Corpo de Bombeiros Militar, com intensificarão às atividades de polícia ostensiva e preventiva na represa de Jurumirim.

“O objetivo é buscar primariamente a segurança, a tranquilidade e a salubridade pública, por intermédio de ações preventivas, e de conscientização dos banhistas, moradores, condôminos e frequentadores do local, bem como auxiliar no controle dos índices criminais e na utilização segura das vias públicas, através da fiscalização e campanhas educativas de trânsito urbano, fluvial e rodoviário, aumentando a sensação de segurança de todos que, de alguma forma, estiverem ligados à Represa de Jurumirim, nos municípios de Avaré, Arandu, Itaí, Paranapanema e Piraju, face ao aumento da população flutuante nesse período de verão”, destaca o Comando do 53º BPM/I.

PUBLICIDADE

As operações continuarão até o dia 23 de fevereiro de 2023 e serão realizadas de acordo com planejamentos feitos pelos Comandantes e Coordenador Operacional, subsidiados pelos setores de inteligência e de operações da Unidade.

Em estações mais quentes, principalmente no verão, o risco de acidentes na represa aumenta. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) de 2020, um brasileiro morre afogado a cada uma hora e meia. Considerando o tempo de exposição, o afogamento tem um risco 200 vezes maior de morte do que acidentes de transporte.

PUBLICIDADE

A Represa de Jurumirim abrange os municípios de Piraju, Cerqueira César, Arandu, Avaré, Itaí, Taquarituba, Tejupá, Itatinga, Paranapanema e Angatuba.