O prefeito de Piraju, José Maria Costa (DEM). (Foto: Prefeitura de Piraju/Divulgação)
O prefeito de Piraju, José Maria Costa (DEM). (Foto: Prefeitura de Piraju/Divulgação)


A partir desta sexta-feira (15), a cidade de Piraju passará a ter toque de recolher no período da noite para tentar evitar a disseminação da covid-19. De acordo com decreto da prefeitura da estância turística, aglomerações serão proibidas nas ruas entre 22h e 6h. Neste mesmo horário, o comércio e as praças públicas também ficarão fechados.

Ao todo, oito praças serão fechadas todos os dias neste mesmo período. São elas: Joaquim Antonio Arruda, Benedito Silveira Camargo, Ataliba Leonel e Wilson Biróqui. Não será permitida a permanência de pessoas nestes locais.

Apenas os serviços de entrega serão permitidos, até meia-noite. Outra determinação é em relação aos carros, que não poderão ser estacionados nas tradicionais ruas e avenidas nas quais geralmente há encontro de pessoas.

PUBLICIDADE

Quem for flagrado descumprindo o decreto pode ser multado no valor de R$ 100. A quantia será de R$ 3 mil no caso de pessoa jurídica, além do fechamento do comércio. Se houver reincidência, o valor da multa subirá 50%.

A decisão do prefeito José Maria Costa (DEM) foi tomada dias após a viralização de imagens de aglomerações nos locais públicos de Piraju, no último fim de semana. No sábado (9), muitas pessoas se reuniram em um trecho de acesso do bairro Beira Rio, na margem direita do Rio Paranapanema. Vídeos da aglomeração circularam pelas redes sociais e pelos celulares dos moradores (veja no vídeo abaixo).

PUBLICIDADE

Na segunda reunião deste ano do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Piraju, nesta segunda-feira (11), o grupo e o prefeito decidiram também que não haverá nenhum tipo de comemoração oficial por parte do poder público no aniversário do município, no próximo dia 20. Haverá apenas uma cerimônia virtual com o Ato Cívico alusivo à data.

De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira (14), Piraju possui 92 casos de pessoas com a covid-19 ativa no organismo (em monitoramento), seis internados, 15 óbitos, além de 118 suspeitos.

PUBLICIDADE