Por meio do jornalismo, a iniciativa estimula jovens estudantes a debaterem a sustentabilidade do planeta. (Foto: Divulgação)
Por meio do jornalismo, a iniciativa estimula jovens estudantes a debaterem a sustentabilidade do planeta. (Foto: Divulgação)


Piraju é um dos sete municípios brasileiros que recebem o projeto Arte do Jornalismo. A estreia foi na semana passada, com a realização da oficina pedagógica para educadores da rede pública estadual.

A iniciativa cultural e educacional, que utiliza o jornalismo como meio de expressão, debate as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 da ONU. A oficina de capacitação reuniu 12 professores da cidade na quarta-feira (14).

O projeto Arte do Jornalismo em Piraju tem o patrocínio da CTG Brasil uma das líderes em geração de energia limpa no país e concessionária da usina hidrelétrica Jurumirim, realização da Horizonte Educação e Comunicação em parceria com Diretoria de Ensino Região Piraju e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As cidades participantes no estado de São Paulo são: Piraju, Ourinhos e São Paulo; no Paraná: Ribeirão Claro e Andirá; em Minas Gerais: Vespasiano e no Rio de Janeiro: Rio Bonito.

PUBLICIDADE

“A proposta pedagógica do Arte do Jornalismo compilada no Caderno do Professor, além de alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é importante por estimular o pensamento crítico no que chamamos Trilha da Sustentabilidade. No projeto, essa trilha está diretamente conectada à Agenda 2030, documento da ONU que reúne um plano de ação formado por 169 metas ligadas aos 17 ODS, criadas para promover vida digna a todos”, avalia Allan de Amorim, coordenador do Arte do Jornalismo.

“Na CTG Brasil, enxergamos na educação uma força poderosa de transformação, fundamental na construção de um futuro mais sustentável. Nosso apoio ao ‘Arte do Jornalismo’ reafirma o compromisso com o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre os desafios ambientais e sociais que enfrentamos. Este projeto é uma oportunidade de inspirar jovens a agir localmente, conectando suas realidades à visão global da Agenda 2030 da ONU”, afirma Ronan Max Prochnow, Gerente de Sustentabilidade da CTG Brasil.

PUBLICIDADE

Etapas

O Arte do Jornalismo alia cultura e educação, usando o jornalismo como ferramenta e a sustentabilidade como tema central. Professores e alunos de sete cidades produzem reportagens sobre o assunto, com o objetivo final de identificar os meios para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sugeridas na Agenda 2030 da ONU, considerando a realidade de cada localidade. O foco são escolas de ensino público (fundamental II – 8º e 9º anos) impactando professores, alunos e comunidade.

A dinâmica do projeto consiste em: oficinas pedagógicas (professores são orientados sobre os ODS, produção de textos jornalísticos e montagem de jornais); produção das reportagens (professores orientaram alunos a criar uma reportagem de sua cidade relacionada às metas de um ODS); Comissão Julgadora (equipe técnica e jornalistas convidados elegem as duas melhores reportagens de cada cidade); Dia do Design (alunos das escolas vencedoras na etapa anterior recebem um designer gráfico para um workshop técnico e a diagramação coletiva do jornal da cidade); Jornal Mural, e-jornal e livro (corresponde à última fase do projeto com a distribuição gratuita para as escolas participantes de um jornal mural da sua cidade, sua versão digital, e o livro do projeto que reúne os jornais de todas as cidades).

PUBLICIDADE