A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) emitiu alerta para situação de Usina Hidrelétrica de Piraju. (Foto: Divulgação)
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) emitiu alerta para situação de Usina Hidrelétrica de Piraju recentemente. (Foto: Divulgação)


A Defesa Civil de Piraju interditou três pontos turísticos do município, devido ao aumento da vazão do Rio Paranapanema, que está em estado de atenção há seis dias. A medida passou a valer na sexta-feira (24).

Por causa das chuvas intensas que atingiram a região nas últimas semanas, os reservatórios que operam na Bacia do Rio Paranapanema têm aumentado há uma semana.

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Águas (ANA), a vazão do reservatório de Piraju atingiu 711 m³/s na última quinta-feira (23). Registrando um aumento de 252 m³/s em relação à sábado (18), quando o alerta foi emitido.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a prefeitura informou que as áreas turísticas ficam interditadas por tempo indeterminado. Confira os locais fechados:

  • Área de camping da Floresta das Corredeiras, que fica às margens do Rio Paranapanema;
  • Parque das Águas: interditado parcialmente com o fechamento do acesso ao banhistas à Represa Paranapanema;
  • Trilha das Corredeiras: interditada parcialmente, com o fechamento do acesso aos deques às margens dos trechos das corredeiras do Rio Paranapanema.

Para evitar incidentes, além de comunicar a população, a companhia que administra a usina informou que a barragem está sendo monitorada 24 horas por dia e que as inspeções presenciais foram reforçadas.

PUBLICIDADE

Apesar da situação, a CBA explica que a barragem está segura e não apresenta riscos estruturais.

O jornal local Expresso Piraju trouxe, no final da semana passada, relatos de moradores do Bairro Shangrillá, que afirmam estarem passando dificuldades em virtude da cheia do rio e que a população do bairro não está sendo devidamente informada sobre a situação.

PUBLICIDADE