
A cidade de Piraju foi destaque nacional neste final de semana ao receber o Sul-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross, que acabou neste domingo (27).
No último dia de competições, as disputas foram de Caiaque Cross pela manhã, valendo pelo Sul-Americano.
De tarde, as provas eliminatórias foram para ICF Open – Ranking Internacional. Assim, o Brasil terminou como líder geral do evento com 28 pódios, sendo 11 ouros, 10 pratas e sete bronzes.
Nas disputas do Sul-Americano no Cross, seis medalhas para o Brasil em quatro provas: dois ouros, duas pratas e dois bronzes.

O lugar mais alto do pódio foi no Caiaque Cross Feminino Sênior com Omira Estácia e no Caiaque Cross Masculino Júnior com Gerson Terres. Na mesma prova de Terres, outro brasileiro subiu ao pódio na dobradinha, Max Cunha ficou com o terceiro lugar.
No Feminino Júnior, uma nova dobradinha para o Brasil, com Anna Clara Leal de Moraes levando a prata e Milena Sofia, com o bronze. Além disso, teve a prata no Masculino Sênior, com André Luiz de Paula.
Depois, houve a disputa eliminatória do ICF Open, valendo pódio e pontuação para o ICF Ranking. o Brasil conquistou a dobradinha no feminino: ouro novamente para Omira Estácia e prata para Milena Sofia. O bronze ficou com a argentina Nadia Riquelme.
No masculino, bronze para o brasileiro André Luiz de Paula. O ouro ficou com o chileno Andraz Echeverria Olguin e a prata com o argentino Matias Contreras.
Desse modo, o Brasil terminou com 11 ouros contra cinco da Argentina e três do Chile, respectivamente, segundo e terceiro colocados.
Confira abaixo o quadro final de medalhas final:
Brasil – 11 ouros / 10 pratas / 7 bronzes (28 no total)
Argentina – 5 ouros / 2 pratas / 7 bronzes (14 no total)
Chile – 3 ouros / 6 pratas / 2 bronzes (11 no total)
Paraguai – 0 ouros / 1 prata / 2 bronzes (3 no total)
Peru – 0 ouros / 0 pratas / 1 bronze (1 no total)