Frascos das vacinas Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca e Janssen. (Foto: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação)
Frascos das vacinas Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca e Janssen. (Foto: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação)


A Câmara Municipal de Piraju aprovou nesta semana um projeto de lei que manda para o fim da fila as pessoas que se recusarem a tomar a vacina da covid-19 disponível no momento da aplicação.

A sessão extraordinária foi realizada na noite desta terça-feira (27) e o projeto foi aprovado por unanimidade. Com isso, os chamados “sommeliers de vacina” só poderão receber a primeira dose após a imunização dos demais grupos – a expressão foi criada na internet para classificar quem está escolhendo vacina nesta pandemia.

Durante a sessão, os vereadores ainda inseriram uma emenda no projeto que, se o morador não assinar o “termo de recusa”, dos servidores da saúde tem autonomia para registrar o fato, anexando a informação no cadastro da pessoa.

PUBLICIDADE

Desta forma, o morador que recusou a dose fica impedido de ser imunizado em outros locais de vacinação até a finalização do cronograma previsto.

Apesar da aprovação na Câmara de Vereadores, o projeto ainda deve ser sancionado pelo prefeito de Piraju, José Maria Costa (DEM), para que a lei entre em vigor. Nas redes sociais, José Maria comemorou a decisão e deverá sancionar a lei em breve.

PUBLICIDADE