Cerqueira César possui um CDP e uma penitenciária. (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)
Cerqueira César possui um CDP e uma penitenciária. (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)


O portal G1 publicou nesta terça-feira (16) uma relação dos casos de covid-19 confirmados nas unidades prisionais de cidades da região da Itapetininga, atualizada até o último domingo (14), com destaque para a cidade itapetiningana, referência regional, e também para Guareí, com 91% dos casos, e que por sua vez sofreu com um surto em setembro do ano passado.

Quando o recorte é apenas na região da cidade de Fartura, o total de casos registrados desde o início da pandemia nas penitenciárias de Avaré, Cerqueira César, Itaí, Bernardino de Campos e Taquarituba no momento está em 150. É importante ressaltar que, de modo geral, há uma maior incidência de casos nos funcionários do que em detentos.

Confira abaixo os cenários nas unidades carcerárias da região nesta pandemia:

PUBLICIDADE

Avaré

Foram 35 casos no total em Avaré: três presos de 24 servidores na Penitenciária I – com uma morte de um funcionário. Outros três servidores seguem afastados. Na Penitenciária II, apenas seis funcionários testaram positivo, enquanto outros dois também foram infectados no Centro de Ressocialização do município.

Cerqueira César

O município possui uma penitenciária e um Centro de Detenção Provisória (CDP). Na primeira unidade, 29 presos e 12 servidores pegaram a doença. No CDP, foram registrados três casos em presos e 13 em trabalhadores.

PUBLICIDADE

Itaí

Na Penitenciária de Itaí, sete presos deram positivo após testagem e um deles veio a óbito. Outros 14 funcionários também se infectaram, somando um total de 21 casos.

Bernardino de Campos

O município localizado mais ao norte registrou 22 casos de covid-19 no total na penitenciária local. Dois presos e 20 servidores testaram positivo. Os detentos permaneceram na unidade e se recuperaram, enquanto três funcionários foram afastados temporariamente. Os demais já se curaram.

PUBLICIDADE

Taquarituba

Não houve casos de presos infectados com a covid-19 na penitenciária de Taquarituba. Segundo a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), 15 servidores foram infectados com o novo coronavírus, mas todos já estão curados.