Paisagem que poderá ser contemplada do mirante. (Foto: Divulgação)
Paisagem que poderá ser contemplada do mirante. (Foto: Divulgação)


Um local que irradia fé e beleza. Assim pode ser definido onde será instalado o “Mirante das Irmãs da Divina Vontade”, no município de Fartura. O local, até então fechado para visitação pública, deve receber infraestrutura. É o que prevê a parceria firmada no último dia 13 entre o proprietário João de Góes, a Prefeitura Municipal (através da Coordenadoria de Turismo) e as Irmãs da Divina Vontade. Com isso, o mirante receberá obras para receber turistas.

De acordo com o coordenador de Turismo, André Bertoni, a propriedade faz parte da rota “Caminho das Águas – Reflexão e Fé”. “Trata-se de um lugar místico e encantador”, enfatizou o coordenador. Bertoni contou que tudo começou no dia 24 de junho 1962, quando, por volta das 17h30, chegaram a Fartura as quatro primeiras Irmãs da Divina Vontade e, naquele local, beijaram o solo marcando o início da jornada em Fartura.

O coordenador de Turismo citou que com a parceria estabelecida será construído um deck para oficializar o “Mirante das Irmãs da Divina Vontade”. “Ao lado, haverá um cruzeiro, que ficará iluminado, podendo ser visto pelos moradores da cidade no período da noite”, enfatiza.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o coordenador, a Prefeitura construirá também uma gruta, onde ficará exposta uma homenagem às irmãs, com a história da chegada das quatro ao município. “A meta é trazer muitos turistas à cidade”, concluiu André Bertoni. Segundo ele, desde o ano de 2019, ainda como presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), tenta a negociação para que seja permitida a visitação pública.

João de Góes, André, Irmã Teresa e Irmã Aparecida. (Foto: Divulgação)

A história das Irmãs

As Irmãs da Divina Vontade, Camila Lanzarini, Nives Bernasconi, Virginia Segat e Eurosia Pizzuto, haviam acabado de chegar no Brasil, vindas da Itália, e pararam naquele ponto, porque daquele local avistaram a cidade de Fartura, por completa. Ali ajoelharam-se e beijaram o chão em reverência e fé, citando: “É a nova Pátria”.

PUBLICIDADE

Naquele momento, um grupo de pessoas, acompanhados pelo padre Salvador Badame, foi ao encontro das irmãs e todos prosseguiram em viagem à cidade de Fartura. “O povo, ao ouvir os fogos, foi para a praça receber as irmãs com aplausos, vivas, soar de sinos e entrega de flores”, contam irmã Teresa e irmã Aparecida.

“Em seguida, foi celebrada a Santa Missa na Igreja Matriz. Seja feita a Divina Vontade, assim na Terra como no céu”, lembraram as irmãs. Daquele momento em diante, as quatro trabalharam para fundar o primeiro “Convento das Irmãs da Divina Vontade do Brasil”, que é conhecido como a “Casa Mãe” da Divina Vontade.

PUBLICIDADE

O coordenador de Cultura, Bruno Souza, estuda a formatação de um passeio anual, sempre no 24 de junho, partindo do Convento e indo até o “Mirante das Irmãs da Divina Vontade”, “A ideia é fortificar essa cultura e não deixar toda essa história ser esquecida, criando assim um calendário anual e fomentando a cultura turística”, frisou o coordenador Bruno.

CADASTUR

A Prefeitura Municipal de Fartura, através da Coordenadoria de Turismo, está lançando programa para mapeamento do trade turístico do município, o CADASTUR. Trata-se do levantamento de todas as atividades comerciais ligadas, direta ou indiretamente, à atividade turística.

De acordo com o coordenador André Bertoni, nesta primeira fase, serão cadastrados os artesãos, produtores de alimentos artesanais e tradicionais e propriedades com potencial para turismo rural. “Através desse mapeamento, poderemos planejar as políticas públicas, assim como promover a valorização de nosso produto turístico e criar as rotas de turismo rural. Contamos com a colaboração de todos”, explicou André.

Os interessados poderão solicitar seu registro junto à Coordenadoria de Turismo, preenchendo os formulários online, através dos links abaixo:

Cadastro de Artesãos

Cadastro de Produtores de Alimentos Artesanais e Tradicionais

Cadastro Turismo Rural