Integrantes do grupo de viola em Cerqueira César. (Foto: Divulgação)
Integrantes do grupo de viola em Cerqueira César. (Foto: Divulgação)


Uma parceria entre o Sindicato Rural, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Secretaria de Cultura e Turismo de Cerqueira César resultou na recém-criada Orquestra de Viola Cerqueirense.

Idealizada no ano passado, a orquestra reúne cerca de 20 violeiros de todas as idades, unidos pelo amor à música caipira e pelo desejo de transmitir essa tradição às futuras gerações.

As aulas são gratuitas e acontecem no Clube das Artes, duas vezes por semana, sob a orientação do professor Vinícius Espinoza Rodrigues.

PUBLICIDADE

O curso de Viola Caipira tem duração de cinco meses e oferece aos alunos a oportunidade de aprender a tocar esse instrumento genuinamente brasileiro.

A Orquestra de Viola Cerqueirense vai além da música. Ela representa um resgate da cultura caipira, proporcionando aos jovens e adultos a chance de se conectarem com suas raízes e fortalecerem sua identidade cultural.

PUBLICIDADE

“A viola caipira é um instrumento legitimamente brasileiro e considerada por muitos um patrimônio imaterial do nosso país”, explica o professor Vinícius. Ele ressalta a importância de preservar essa tradição e transmiti-la às novas gerações.

O secretário de Cultura e Turismo, Fábio Ribeiro, destaca a importância da Orquestra de Viola Cerqueirense para a valorização da cultura regional. “A música caipira é um bem imaterial que traduz a riqueza da nossa diversidade cultural”, afirma o secretário.

PUBLICIDADE

Além de preservar e difundir à tradição da viola caipira, o projeto proporciona momento lazer aos munícipes, através da música. A orquestra conecta as pessoas com sua história e cultura, construindo um futuro mais rico e autêntico para a comunidade. “É a valorização dos costumes de nossos antepassados que, em meio à dura lida do campo, povoaram o nosso interior paulista”, explica o professor Espinoza.

Para mais informações sobre o projeto, é possível entrar em contato com o Sindicato Rural de Cerqueira César, localizado na Rua Saldanha Marinho n° 141, ou com a Secretaria de Cultura e Turismo, que fica na Av. João Cardoso de Oliveira, n° 77, no Centro.